Remédios

Recolhimento de Losartana: veja os lotes e o que fazer para trocar o remédio

A Anvisa determinou nesta quinta-feira (23/6) que lotes do remédio, que é o mais utilizado no Brasil para insuficiência cardíaca, sejam recolhidos

Correio Braziliense
postado em 23/06/2022 18:43 / atualizado em 23/06/2022 18:45
A losartana é um antidepressivo e é um dos remédios mais utilizados em casos de insuficiência cardíaca no Brasil -  (crédito: Reprodução/Freepik - aleksandarlittlewolf)
A losartana é um antidepressivo e é um dos remédios mais utilizados em casos de insuficiência cardíaca no Brasil - (crédito: Reprodução/Freepik - aleksandarlittlewolf)

Foi determinado, nesta quinta-feira (23/6), que lotes de medicamentos contendo o princípio ativo da losartana sejam recolhidos no Brasil. A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de forma preventiva por terem sido identificados a presença da impureza "azido" em concentração acima do limite de segurança aceitável.

A losartana é um anti-depresivo e é um dos remédios mais utilizados em casos de insuficiência cardíaca no Brasil.

Os produtos devem ser retirados do mercado em até 120 dias e o Correio explica quais lotes precisam ser recolhidos e quais são as orientações para quem precisa do medicamento.

Quais lotes estão sendo recolhidos?

A Anvisa fez um uma lista com todos os lotes que contém losartana. Vários medicamentos integram a lista. Para conferir acesse o link.

Tenho remédios com losartana, o que faço?

Quem faz o uso de medicamentos com princípio ativo da losartana deve continuar o tratamento, no entanto, deve entrar em contato com um médico caso necessite de orientações.

A Anvisa ressalta que não se deve parar de fazer o tratamento, o paciente deve apenas trocar a caixa que tem em mãos.

Como faço para fazer a minha troca?

A Anvisa alerta que qualquer troca de medicamentos deve ser conversada com médico e, depois das orientações, caso o medicamento seja trocado, o paciente deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório que fabrica a sua losartana para se informar sobre a troca.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação