DECISÃO

Ministério da Saúde aprova Coronavac para crianças de 3 a 5 anos

Imunizante contra a covid-19 fabricado pelo Butantan foi aprovado pelo Ministério da Saúde para essa faixa etária nesta sexta-feira (15/7) e será incluído no Plano Nacional de Imunizações

Henrique Lessa
postado em 15/07/2022 20:16 / atualizado em 15/07/2022 20:29
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já tinha decidido essa semana, por unanimidade, aprovar a utilização do imunizante na faixa etária -  (crédito: Evaristo Sa/AFP)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já tinha decidido essa semana, por unanimidade, aprovar a utilização do imunizante na faixa etária - (crédito: Evaristo Sa/AFP)

Na tarde desta sexta-feira (15/7) foi aprovada a utilização do imunizante Coronavac, produzido pelo Instituto Butantan, para crianças de 3 a 5 anos. A pasta — após reunir-se com a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações da Covid-19 (CTAI) — aprovou a inclusão do imunizante no Plano Nacional de Imunizações (PNI) para a faixa etária. A Coronavac passa a ser a primeira vacina contra a Covid-19 aprovada, no país, para essa faixa de idade.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já tinha decidido essa semana, por unanimidade, aprovar a utilização do imunizante na faixa etária, mas a imunização só poderia começar após o aval do Ministério e a inclusão da vacina no PNI.

Em nota, o Ministério informa que recomenda aos Estados a ampliação da vacinação para essa faixas, mas alerta que a imunização deve ser realizada com os estoques ainda disponíveis nos municípios enquanto o ministério negocia a compra de novas doses.

Para o médico Ricardo Gurgel, pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que chegou a ser nomeado para o PNI, mas não chegou a assumir, "esta é uma ótima notícia, é uma luta que a SBP vinha fazendo junto aos órgãos governamentais". Segundo ele, agora uma parcela importante da população, as crianças de três a cinco anos, poderão ser protegidas por um imunizante de eficácia comprovada. Gurgel ressaltou que é necessário vacinar essas crianças o mais rápido possível e assim garantir uma proteção mais ampla contra a doença.

Segundo a nota do Ministério, a decisão será formalizada em nota técnica aos Estados, assim como o cronograma de entrega de doses adicionais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação