POVOS INDÍGENAS

Funai aciona Polícia Federal da Espanha contra ativista

O presidente da Funai, Marcelo Xavier, foi alvo de xingamentos e deixou reunião internacional sobre povos indígenas em Madri, na manhã desta quinta-feira (21/7)

Michelle Portela
postado em 21/07/2022 16:58 / atualizado em 21/07/2022 19:08
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou, por meio de nota à imprensa, que acionou a Polícia Federal da Espanha contra o indigenista Ricardo Henrique Rao, indigenista e ex-funcionário da Fundação Nacional do Índio (Funai). Na manhã desta quinta-feira (21/7), em Madri, Rao foi responsável pelo ataque contra Marcelo Xavier, presidente do órgão, durante a XVI Assembleia Geral Extraordinária do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe (Filac). 

"A Funai lamenta o ocorrido e destaca que tais atitudes são irresponsáveis, violentas e antidemocráticas, inviabilizando, assim, qualquer tipo de diálogo sadio e producente, que deve ser sempre pautado no respeito entre as partes. A fundação entende que não se constroem políticas públicas na base de ofensas e argumentos destituídos de fundamento e provas. Tais atitudes não são compatíveis com o Estado Democrático de Direito", diz a nota.

A assessoria de imprensa do órgão também informou que foram tomadas providências junto à Polícia Judiciária da Espanha, mas não explicou detalhes sobre o encaminhamento tomado junto às autoridades locais.

"É importante ressaltar que, por motivos de segurança, o presidente da Funai optou por sair voluntariamente do local do evento, dada a atitude hostil e agressiva do manifestante. Inclusive, os lamentáveis ataques serão objeto de ação judicial por crime contra a honra e ação de indenização por danos morais", destacou o órgão.

O órgão informou que Rao foi servidor da Funai até o ano de 2020, tendo sido exonerado na ocasião por não ter cumprido as condições de estágio probatório. Por sua vez, Rao ainda não respondeu à reportagem. Caso o ativista se manifeste, as informações serão atualizadas. 

Ataque

Rao interrompeu uma reunião da Filac para xingar o presidente da Funai. "Este homem não pertence aqui, não é digno de estar entre os senhores. O Itamaraty é uma vergonha. O Itamaraty está sendo babá de miliciano. Marcelo Xavier é um miliciano. É responsável pela morte de Bruno Pereira e Phillips. Miliciano. Vai embora. Vai pra fora", gritou o indigenista ao interromper o evento.

Além dos xingamentos, Rao disparou acusações contra Xavier, por suposta ligação com a morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação