Combustíveis

FUP e Anapetro contestam na Justiça "inelegíveis" da Petrobras

Petroleiros também contestarão indicações de "inelegíveis" por conflitos de interesse Comissão de Valores Monetários (CVM).

Michelle Portela
postado em 21/07/2022 15:39
 (crédito:  Fernando Frazão/Agência Brasil)
(crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Anapetro, entidade que representa acionistas minoritários da Petrobras, vão à Justiça contra a insistência da União em indicar os nomes de Jônatas Assunção, secretário da Casa Civil, e de Ricardo Soriano, procurador-geral da Fazenda, para o Conselho de Administração (CA) da Petrobras. 

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (21), pela FUP. O coordenador-geral da federação, Deyvid Bacelar, destaca que a indicação de ambos já foi rejeitada em outras oportunidades. "É gravíssima a insistência do governo de tentar eleger, à revelia, nomes já rejeitados para o CA da companhia. A gestão da Petrobrás e o acionista majoritário (a União) precisam respeitar os órgãos de governança da empresa, que vetaram os dois nomes. Os conflitos de interesses já apresentados tornam as nomeações ilegais”, explica.

Por isso, além do processo judicial, a FUP e a Anapetro recorrerão à CVM contestando as indicações. Anteriormente, Assunção e Soriano tiveram as indicações rejeitadas devido a conflitos de interesses Entretanto, na última quarta-feira (21), o Ministério de Minas e Energia avisou o mercado de que irá reencaminhar a lista com oito nomes para o CA da estatal.

A próxima assembleia geral de acionistas da Petrobras está marcada para o dia 19 de agosto.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação