Saúde pública

Brasil registra 1ª morte por varíola dos macacos; vítima é um homem

O homem de Minas Gerais tinha 41 anos e estava com imunidade baixa; Brasil já tem quase mil casos confirmados da doença

Thays Martins
postado em 29/07/2022 12:47 / atualizado em 29/07/2022 12:49
 (crédito: CYNTHIA S. GOLDSMITH)
(crédito: CYNTHIA S. GOLDSMITH)

O Brasil registrou a primeira morte por varíola dos macacos (Monkeypox) nesta quinta-feira (28/7). De acordo com o Ministério da Saúde, a vítima é um homem de 41 anos, natural de Uberlândia, Minas Gerais. Ele estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte. 

Ainda segundo a pasta, o homem tinha imunidade baixa e comorbidades, incluindo um linfoma, câncer que afeta as células do corpo. A causa da morte foi choque séptico, agravada pelo Monkeypox. Apenas cinco mortes foram registradas no mundo pela doença no surto atual. 

Até o momento, segundos os últimos dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 978 casos de varíola dos macacos. Os casos estão concentrados nos estados de São Paulo (744), Rio de Janeiro (117), Minas Gerais (44), Paraná (19), Goiás (13), Bahia (5), Ceará (4), Rio Grande do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (3), Tocantins (1), Mato Grosso (1), Acre (1), Santa Catarina (4) e no Distrito Federal (15). Além desses casos, São Paulo confirmou os três primeiros casos em crianças nesta sexta. 

A doença é transmitida pelo contato próximo de uma pessoa para outra, pelo contato com lesões, fluídos corporais e materiais contaminados. Na maioria das pessoas, a doença se manifesta de forma leve, porém há risco de agravamento para pessoas imunossuprimidas com HIV/Aids, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade. 

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas durante os primeiros cinco dias. Erupções cutâneas (na face, palmas das mãos, solas dos pés), lesões, pústulas e, ao final, crostas.  No sábado (23/7), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

Esta semana, o Ministério da Saúde informou que está negociando a compra de vacinas contra a doença. A pasta afirmou que a recomendação da OMS é que sejam imunizados pessoas que tiveram contato com casos suspeitos e profissionais de saúde com alto risco ocupacional diante da exposição ao vírus.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação