VIOLÊNCIA POLICIAL

Jovem espancado por PMs em MG é levado ao hospital com fortes dores

Ao Estado de Minas, advogado de defesa informou que seu cliente deu entrada no Hospital Socor com quadros de vômito, dor de cabeça e tontura

Bruno Luis Barros - Estado de Minas
postado em 16/08/2022 10:47 / atualizado em 16/08/2022 10:48
 (crédito: Arquivo pessoal/Marcos Mendonça Gonçalves)
(crédito: Arquivo pessoal/Marcos Mendonça Gonçalves)

O jovem Marcos Mendonça Gonçalves, de 23 anos, espancado após ser imobilizado durante abordagem policial no município de Paineiras, na Região Central de Minas, foi levado por familiares para o Hospital Socor, em Belo Horizonte, na tarde desta segunda-feira (15/8).

A informação foi confirmada à reportagem por Marcos Aurélio de Souza Santos, advogado criminalista que assumiu a defesa do rapaz. “Ele começou a passar mal. Está vomitando, com fortes dores de cabeça e tonturas. Então, o pai foi com ele até o hospital”.

Até a publicação desta reportagem, o rapaz, ainda conforme o advogado, seguia em atendimento na unidade hospitalar. Por enquanto, não há informações se ele precisará ficar internado ou se será liberado nas próximas horas. A reportagem tentou contato com o hospital, mas as ligações não foram atendidas.

Mais cedo, nesta segunda-feira, Marcos Aurélio – também conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Minas – se encontrou com o rapaz e a namorada dele, Maísa Tavares, de 18, que também foi agredida durante a abordagem policial na última sexta-feira (12/8).

Segundo ele, ao ser levado para a delegacia da Polícia Civil em Bom Despacho, não foi emitida a guia para que o jovem fizesse o exame de corpo de delito.

“Não sei por qual razão não fizeram o pedido e também não posso especular. Hoje fomos na delegacia aqui de Contagem, e o delegado, doutor Cleiton, nos atendeu muito bem e emitiu as guias para o Marcos e a namorada. De lá, fomos para o Instituto Médico Legal, em Belo Horizonte, onde os exames foram feitos”, conta o advogado, pontuando que os resultados devem sair na próxima segunda-feira (22/8).

Tentativa de homicídio

Marcos Aurélio conta ainda que, após analisar melhor as imagens, concluiu que a agressão sofrida por seu cliente não se enquadra como lesão corporal, mas tentativa de homicídio. "Vou fazer esses apontamentos em uma representação ao Ministério Público e também na corregedoria da Polícia Militar", pontua.

“A partir do momento que a pessoa está imobilizada e, mesmo assim, leva 11 socos na cabeça, ela poderia chegar a óbito. Já agendei um encontro, na quarta-feira (17/8), com um delegado de Abaeté que vai acompanhar o caso”, diz.

Entenda o caso


Na noite de sexta-feira (12/8), no município de Paineiras, na Região Central do estado, Marcos Mendonça Gonçalves, de 23 anos, foi espancado após ser imobilizado durante uma ação policial. As agressões resultaram em hematomas por todo o corpo, além de sete pontos na parte de trás da cabeça. A namorada Maísa Tavares, de 18, levou um soco de um dos militares ao tentar interromper a agressão contra o companheiro.

Nas imagens – gravadas por uma testemunha que optou por não se identificar por medo de represálias –, Marcos cai no chão. Enquanto um dos policiais agride violentamente o rosto do rapaz, que tenta se proteger com os braços, outro militar segura suas pernas. O jovem foi golpeado pelo menos 11 vezes e acabou desmaiando.

Conforme o boletim de ocorrência, a Polícia Militar teria recebido uma denúncia de que havia um homem soltando bombas em uma praça perto de crianças. Durante a abordagem, a PM alegou que foi desacatada com diversos xingamentos e, ao receber voz de prisão, Marcos teria resistido e "agrediu um dos militares com chutes e mordidas".

"Visando se defender das agressões, e resguardar a vida dos militares, foi necessário fazer o uso da força com golpes de defesa pessoal", justificou a PM.

Questionado sobre a versão dos policiais, o jovem negou ter sido agressivo. "Não os desacatei. E mesmo que tivesse feito isso, nada justifica o que fizeram. É um absurdo! Estou no hospital até agora, com muita dor e tomei sete pontos na cabeça", afirmou, na ocasião.

Em comunicado emitido na tarde de sábado (13/8), a PM ratificou as informações do registro da ocorrência e disse que, diante da divulgação das imagens que mostram parte da ação policial, foi instaurado um procedimento para analisar a conduta dos militares durante a abordagem.


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação