Dedicação

Mulher que começou negócio com R$ 100 conquista prêmio de empreendedorismo

Confeiteira Roberta Ventes, de Uberaba, conquistou nesta semana a segunda colocação na final estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022

Renato Manfrim - Especial para o EM
postado em 22/09/2022 19:00 / atualizado em 22/09/2022 19:00
 (crédito: Redes Sociais/Divulgação)
(crédito: Redes Sociais/Divulgação)

Por trás do segundo lugar na final estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022, categoria Microempreendedora Individual (MEI), concedido para a confeiteira Roberta Ventes, de Uberaba, está uma história de dedicação, trabalho e superação. E claro, empreendedorismo. O evento foi realizado na terça-feira (20/9), em Belo Horizonte.

“Dos ovos de páscoa em 2002, até hoje, muita, mas muita coisa aconteceu. Boas e ruins! O bom disso tudo é que nunca desisti, nunca parei pra ouvir o outro, nunca me olhei com o olhar desacreditado de que não conseguiria. Eu sempre acreditei!”, escreveu Roberta em suas redes sociais.


A história da confeiteira, que abriu a sua empresa em 2014, começou em 2002, quando ela estava desempregada, desmotivada e com um filho de oito meses.

Na véspera de Páscoa deste ano, Roberta lembrou, em entrevista ao G1 Triângulo, que assistiu ao programa da TV Globo "Mais Você" e viu apresentadora Ana Maria Braga ensinar a fazer ovos de chocolate.

“Naquela receita eu vi uma oportunidade. Anotei todas as explicações, pedi R$ 100 emprestado para minha tia e comprei o que era necessário para fazer os ovos. Consegui vender tudo e ultrapassei a minha meta, que era apenas pagar as contas atrasadas do mês”, lembrou.

Graduada e com especialização

Roberta, então, decidiu continuar com as produções de doces e, com o faturamento do negócio, conseguiu comprar a casa onde mora atualmente. Em seguida, se graduou em Nutrição, e depois se especializou em Microbiologia de Alimentos.

Dedicação e conquistas

Antes da segunda colocação no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022, a confeiteira e empresária já havia conquistado outras duas premiações. Em 2019, foi premiada como "Confeiteira Mais Doce", no programa “Que Seja Doce”, do canal GNT e, em 2020, ficou em 5º lugar em uma disputa com 1,9 mil empreendedores de todo o país, como empreendedora popular.

“O caminho foi longo, exigindo esforço, capacitações e dedicação. A confiança própria nunca fraquejou. Não aconteceu da noite para o dia. Eu gosto de mostrar que é um processo, o qual é muito trabalho e é um dia após o outro", ressalta Roberta Ventes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação