Vacinação infantil

Campanha da pólio termina hoje sem atingir a meta de imunizados

Campanha de imunização contra a poliomielite se encerra nesta sexta-feira (30/9). São Paulo, Recife e Goiânia, contudo, prorrogaram o prazo da campanha até 31 de outubro

Isabel Dourado*
postado em 30/09/2022 18:58 / atualizado em 30/09/2022 18:59
 (crédito: Breno Esaki/Agência Brasília)
(crédito: Breno Esaki/Agência Brasília)

A campanha de imunização contra a poliomielite termina nesta sexta-feira (30/9) bem abaixo da meta. O Ministério da Saúde chegou a estender a campanha em razão da baixa adesão, mas os índices da cobertura vacinal continuam abaixo do esperado. Vale destacar que a vacina contra a pólio, que é a única forma de prevenção contra a doença, continua disponível nos postos de saúde mesmo com o fim da campanha.

A capital mais próxima de atingir a meta de 95% de imunização até o momento é Macapá, com pouco mais de 80%; Rio Branco apresenta o menor índice, 8%. Em 1994, a doença recebeu o certificado de erradicação no país. Especialistas e entidades têm alertado, entretanto, para o risco da reintrodução do vírus, tanto no Brasil quanto na República Dominicana, Haiti e Peru.

A Secretaria Estadual de Goiás decidiu prorrogar a campanha por registrar apenas 32% da cobertura vacinal. Goiânia vacinou, até quinta-feira (29), 24.632 crianças com menos de cinco anos. O público-alvo estimado era de 76.884 crianças. O governo de São Paulo e Recife também anunciaram hoje o prolongamento da campanha até o dia 31 de outubro.

Crianças de 1 a 4 anos devem receber uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no esquema básico.

De acordo com o último balanço disponibilizado pelo ministério, até o momento, 54,21% do público-alvo foram imunizados. O índice representa 6,2 mil doses contra a pólio distribuídas durante a campanha na faixa etária estabelecida.

Alerta

Apesar dos números preocupantes, o Ministério da Saúde afirmou em nota que o Brasil é destaque mundial na imunização e conta com um dos maiores programas de vacinação do mundo. “Toda população com menos de cinco anos de idade precisa ser vacinada para evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil”, alertou a pasta.

Ainda de acordo com a Saúde, doenças que já foram eliminadas graças à vacinação podem ser reintroduzidas no país devido às baixas coberturas, “voltando a ser um problema de saúde pública”. O Brasil já eliminou cinco doenças por meio de vacinação: a poliomielite, a síndrome da rubéola congênita, a rubéola, o tétano materno e neonatal e a varíola.

*Estagiária sob supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação