Imunização

Vacinação contra poliomielite termina nesta sexta-feira (30/9)

Atrás apenas de Roraima e Acre, o Distrito Federal é a unidade que menos vacinou contra a doença. A meta é vacinar 95% do público-alvo

Isac Mascarenhas*
postado em 26/09/2022 18:27 / atualizado em 26/09/2022 18:28
 (crédito: Honório  Moreira/OIMP/D.A Press)
(crédito: Honório Moreira/OIMP/D.A Press)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina na sexta-feira (30/9). De acordo com o Ministério de Saúde, até o sábado (24/9), apenas 31,29% das crianças com menos de 5 anos no Distrito Federal tinham sido vacinadas contra a polio. A capital federal tem 160.292 crianças aptas para a imunização.

Cobertura vacinal no DF por idade:

4 anos: 25,3%
3 anos: 24,5%
2 anos: 23,2%
1 ano: 29,9%
Total: 31,29%

O DF é a terceira unidade da federação que menos vacinou. Brasília fica atrás somente do Acre, com 22,9% e de Roraima, que imunizou 22,09% do público-alvo. Em todo o Brasil, até sábado (24/9) pouco mais de 52% das crianças estavam protegidas contra o vírus da pólio.

A baixa adesão dos pais no início de setembro causou preocupação no Ministério da Saúde e o órgão prorrogou o término da campanha para o fim deste mês. A meta da pasta é imunizar 95% do público-alvo, formado por 14,3 milhões de crianças menores de 5 anos em todo o Brasil.

Multivacinação

Na multivacinação são ofertadas as doses para Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente.

Confira aqui os postos de vacinação

*Estagiário sob a supervisão de Malcia Afonso

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação