Vacinas

Fiocruz aponta capacidade para ser polo de produção de vacinas

Membros da fundação se encontraram com o grupo de transição do novo governo nesta quinta-feira (24/11) para discutir capacidade de produção dos imunizantes

Tainá Andrade
postado em 24/11/2022 20:33 / atualizado em 24/11/2022 20:33
 (crédito: Thomas Lohnes/AFP)
(crédito: Thomas Lohnes/AFP)

Em reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do governo de transição com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ocorrida nesta quinta-feira (24/11), representantes que participavam do encontro disseram ao Correio que a instituição afirmou está em processo de transferência de tecnologia para começar a produzir vacinas mRNA para covid-19 com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e poderá se tornar um polo de produção nacional e internacional.

Esse tipo de vacina “ensina” o organismo a produzir a proteína que liga o vírus às nossas células, fazendo com que o corpo se defenda assim. O compartilhamento da tecnologia é um pedido mundial pela detentora da patente, a Pfizer-BioNTech pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos da América (EUA).

“Esse é um assunto que poderia ter dado um papel destacado ao Brasil internacionalmente, teve seu potencial diminuído durante a pandemia. É um assunto que engloba a relação multilateral no mundo, geração de emprego, soberania tecnológica e, sobretudo, salvar vidas de forma que se combata a desigualdade no acesso à vacinas”, analisou Nésio Fernandes, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação