Mudanças climáticas

Google terá alertas de inundações em parceria com Serviço Geológico

Tecnologia já é utilizada em outros países, como Índia e Bangladesh, e agora, além do Brasil, estará disponível na Colômbia, no Sri Lanka e em 15 países africanos

Mariana Albuquerque*
postado em 29/11/2022 07:27 / atualizado em 29/11/2022 09:16

O Google anunciou, nesta terça-feira (29/11), o primeiro Sistema de Alertas de Previsão de Inundações, um novo recurso desenvolvido em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM). O recurso tem como objetivo alertar a previsão de inundações baseado em Inteligência Artificial.

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) opera Sistemas de Alerta Hidrológico em 17 bacias hidrográficas ao longo do território brasileiro, com monitoramento automático de chuvas e níveis de rios, mapas de riscos hidrológicos, e envio de boletins de monitoramento e alerta com previsões de inundação.

A empresa, já anunciou a expansão de seus serviços de monitoramento de inundações e incêndios florestai por meio da ferramenta chamada FloodHub, que une previsões de enchentes em 20 países. A gigante de tecnologia também anunciou o aperfeiçoamento do rastreamento de incêndios florestais, incluindo mais países após testar o programa nos Estados Unidos.

A tecnologia, que já é utilizada em outros países, como Índia e Bangladesh agora estará disponível também no Brasil, Colômbia, Sri Lanka e também em 15 países africanos, incluindo Chade, Nigéria, República do Congo e África do Sul. No Brasil, a novidade se junta às soluções do Google de alerta contra desastres ambientais, como os Alertas SOS e os Avisos Públicos.

Segundo Sella Nevo, engenheiro de software e líder da iniciativa no Google, a empresa internacional é capaz de fornecer diferentes tipos de informação a respeito de inundações e explicou onde estarão disponíveis algumas dessas previsões. “Somos totalmente capazes de fornecer alertas de inundações em tempo real em mais de 60 localizações em todo o Brasil, mostrando onde ocorrem inundações em tempo real. Estamos trabalhando para lançar previsões de cheias geradas pela equipa de hidrologia da SGB/CPRM e Google em áreas selecionadas do Brasil.”, afirmou o líder na coletiva.

O novo sistema também oferece informações localizadas na Busca do Google e no Google Maps e gera avisos sobre possibilidades de inundações ribeirinhas provocadas, por exemplo, por chuvas fortes. “A cobertura será alargada a todas as regiões ao longo do tempo. Estes alertas estarão disponíveis no Google Search, Maps, e na nova plataforma de informação sobre inundações do Google - FloodHub”, apresentou Sella.

A tecnologia do Google em parceria com o SGB/CPRM chega em momento propício. Isso porque nos últimos anos o Brasil tem sofrido ainda mais com as enchentes, que costumam acontecer de maneira grave entre os meses de dezembro e janeiro. O sistema de previsão de enchentes pode ajudar governos locais, entidades e a população a se prevenir contra desastres naturais.

Segundo um relatório das Nações Unidas, divulgado no mês passado, metade dos países em todo o mundo não possui sistemas de alerta para inundações e incêndios florestais. Um dos principais objetivos da Google com a ação é ajudar a preencher essa lacuna num momento em que os efeitos das mudanças climáticas são cada vez mais intensos e frequentes em todo o planeta.

Arthur Matos, Coordenador do Sistema de Alerta Hidrológico SGB/CPRM, também listou as expectativas do programa para o próximo ano, de 2023. Sendo eles: aumentar a capacidade de emitir alerta; aumentar os municípios beneficiados com previsão de nível (inundações); diminuir os impactos causados pelas cheias e inundações; e diminuir os impactos das mudanças climáticas.

A coletiva contou também com a participação da Luisa Phebo, líder de Parcerias de Impacto Social do Google para a América Latina, da Alice Silva de Castilho, diretora de Hidrologia e Gestão Territorial da SGB/CPRM.

*Estagiária sob a supervisão de Thays Martins

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.