FEMINISMO

Quem é Enedina Marques, 1ª engenheira negra do país homenageada pelo Google

O Doodle, do Google, desta sexta-feira (13/1), presta homenagem a paranaense, Enedina Alves Marques, que se estivesse viva, completaria 110 anos de idade

Correio Braziliense
postado em 13/01/2023 11:52
 (crédito: Google/Divulgação)
(crédito: Google/Divulgação)

O Doodle, do Google, desta sexta-feira (13/1), presta homenagem a paranaense Enedina Alves Marques, que, se estivesse viva, hoje completaria 110 anos de idade. Ela foi alfabetizada aos 12 anos e, contrariando as estatísticas, marcou a história da engenharia ao se tornar a primeira brasileira negra a se formar na área no Brasil. 

Enedina nasceu em 1913, em Curitiba. Seus pais vieram do interior, mediante o êxodo provocado após o fim da escravidão. Desde sua infância até a faculdade, trabalhou em casas da elite curitibana como babá e empregada doméstica, assim como sua mãe, dona Duca.

Logo após a conclusão da graduação, em 1945, aos 32 anos, começou a trabalhar na Secretaria de Viação Obras Públicas paranaense e fez carreira no serviço público do estado. Dentre suas obras mais importantes, de sua carreira e do Paraná, está o levantamento topográfico da Usina Hidrelétrica Capivari-Cachoeira.

Em reconhecimento à sua contribuição para o Paraná e para a engenharia, seu nome foi inscrito junto com o de outras 53 brasileiras no Monumento à Mulher. Em 2006, foi fundado o Instituto da Mulher Negra de Maringás Enedina Alves Marques, também em terras paranaenses. O seu nome está na placa instalada no prédio administrativo do Setor de Tecnologia da Universidade do Paraná (UFPR) - honra concedida em 2018, no Dia Nacional da Consciência Negra -, além de nomear um bairro de Curitiba.

Foi aí onde Enedina morreu, em 1981. Seu corpo foi encontrado alguns dias depois pelo porteiro do prédio em que ela morava sozinha, no centro da capital, depois de ter sentido sua falta. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE