ATOS GOLPISTAS

Operação 'Lesa Pátria': fazendeiro de Minas Gerais é alvo da PF

Fernando Junqueira aparece em vídeos agradecendo a financiadores da viagem para atos golpistas. Terceira fase de operação da PF faz operações em Minas Gerais

Bernardo Estilac - Estado de Minas
postado em 27/01/2023 18:39 / atualizado em 27/01/2023 18:39
 (crédito: Reprodução/ Redes Sociais)
(crédito: Reprodução/ Redes Sociais)

Fernando Junqueira Ferraz Filho, fazendeiro de Leopoldina, na Zona da Mata de Minas Gerais, é um dos alvos da Polícia Federal na terceira fase da operação 'Lesa Pátria' nesta sexta-feira (27/1). Ele participou dos atos golpistas em Brasília, em 8 de janeiro, e se notabilizou por ter gravado um vídeo agradecendo amigos por financiarem sua ida à capital federal.

A Polícia Federal cumpriu hoje 27 mandados de busca e apreensão, sendo quatro deles em Minas. De acordo com o G1, Junqueira é alvo de uma das operações. Ainda na Zona da Mata, duas pessoas que participaram dos atos de vandalismo foram presas.

Junqueira gravou dois vídeos em momentos diferentes dos atos bolsonaristas. Em ambos ele agradece a amigos de Leopoldina e diz que houve uma contribuição para sua presença em Brasília. O material apreendido na Operação 'Lesa Pátria' tem como um dos objetivos descobrir quem financiou os atos de vandalismo na sede dos Três Poderes da República.

“A meu amigo Tonico e a todos os leopoldinenses que contribuíram para que nós pudéssemos estar aqui representando vocês. Saibam que não foi à toa. Estamos em concentração em frente ao QG de Duque de Caxias. Estamos aguardando orientações para seguirmos para a praça dos Três Poderes. A multidão não para de chegar, já tem mais de 10 mil ônibus aqui, barracas e acampamentos. Podem ter certeza, não arredaremos o pé enquanto nossos objetivos de liberdade foram alcançados. Chega da ditadura da toga” , diz o fazendeiro em trecho do vídeo.

Junqueira é primo do prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz (PL). O mandatário da cidade, correligionário do ex-presidente Jair Bolsonaro, mostrou-se contrário aos atos antidemocráticos e afirmou que a responsabilidade pela participação é exclusivamente de Fernando.

Operação 'Lesa Pátria'

A terceira fase da operação que investiga participantes, fomentadores ou financiadores dos atos golpistas de 8 de janeiro foi deflagrada nesta sexta-feira. Ao todo, são 11 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão em Santa Catarina, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo e Minas Gerais.

Segundo a PF, os fatos investigados constituem os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE