Atos golpistas

PF deflagra Operação Lesa Pátria no DF contra envolvidos em atos golpistas

Policiais federais cumprem 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão em cinco estados e no DF. Operação serve para identificar participantes dos ataques no dia 8 de janeiro

Amanda Sales
postado em 27/01/2023 08:42 / atualizado em 27/01/2023 08:51
 (crédito: PF/Divulgação)
(crédito: PF/Divulgação)

A Polícia Federal realiza, na manhã desta sexta-feira (27/1), a terceira fase da Operação Lesa Pátria. A ação tem com o objetivo identificar pessoas que participaram ou financiaram os atos golpistas no dia 8 de janeiro, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos e depredados.

Ao todo, estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão expedidos pelo STF, nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e no Distrito Federal.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de:

  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito
  • Golpe de Estado,
  • Dano qualificado,
  • Associação criminosa,
  • Incitação ao crime,
  • Destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Caso tenha informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília, a Polícia Federal solicita que sejam encaminhadas para o e-mail: denuncia8janeiro@pf.gov.br.

As fases anteriores

A primeira fase da Operação Lesa Pátria foi deflagrada no último dia 20, com oito mandados de prisão e 16 buscas e apreensões. Um dos alvos no Rio fugiu pela janela e, até o momento, segue foragido.

Na segunda etapa, na segunda-feira (23), a PF em Goiás prendeu Antônio Cláudio Alves Ferreira, filmado ao derrubar e destruir o relógio do século 17 feito pelo francês Balthazar Martinot, no Palácio do Planalto.

Operação Ulysses

Há duas semanas, a PF deflagrou a Operação Ulysses, que buscava suspeitos de organizar e financiar o transporte e a hospedagem de bolsonaristas do Norte Fluminense que foram a Brasília para o atentado.

Três pessoas acabaram presas: o subtenente do Corpo de Bombeiros Roberto Henrique de Souza Júnior, Elizângela Cunha Pimentel Braga e o assessor parlamentar Carlos Victor Carvalho.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE