Ianomâmi

Guajajara vê risco de disseminação de doenças após retirada de garimpeiros

Ministra disse que está preocupada com a disseminação de doenças em Boa Vista

Isabel Dourado*
postado em 07/02/2023 15:26
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

A Ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, disse nesta terça-feira (7/2) em entrevista à GloboNews que está preocupada com a disseminação de doenças em Boa Vista com a saída dos garimpeiros da Terra Indígena Yanomami.

"Em Boa Vista, há uma preocupação para articular essas ações de saúde para evitar que as doenças sejam disseminadas de forma descontrolada para a população. O Ministério da Saúde está também trazendo essa situação para ser discutida no âmbito do comitê de operações emergenciais, que inclui vários órgãos, incluindo MS [Ministério da saúde], Funai, Sesai, Ministério da Justiça, Defesa e Direitos Humanos", afirmou. 

Durante a entrevista, a ministra também disse que uma das maneiras para acabar com os garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami é chegar até quem financia a exploração dentro do território e punir essas pessoas.

"Precisa ter uma investigação mais aprofundada para saber quem está lucrando tanto com esse abuso de exploração de trabalho, dessa mão de obra dos garimpeiros, como também das mortes dos ianomâmis. É preciso que alguém, de fato, que tenha comando, seja penalizado", disse. 

*Estagiária sob supervisão de Thays Martins 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE