Violência contra as mulheres

Reinauguração do Ligue 180 ocorrerá até dia 15 de fevereiro, diz ministra

O Ligue 180, canal de atendimento a denúncias de violência contra mulher, terá atendimento exclusivamente feminino e protocolo específico para casos de violência sexual

Tainá Andrade
postado em 10/02/2023 19:01 / atualizado em 10/02/2023 19:03
 (crédito: Pedro França/Divulgação)
(crédito: Pedro França/Divulgação)

A ministra do Ministério da Mulher, Cida Gonçalves, anunciou, nesta sexta-feira, que prevê o lançamento da reestruturação do canal de atendimento Ligue 180 para o dia 15 de fevereiro. A ideia é que a ferramenta esteja pronta para uso da população antes do início do Carnaval.

Nele, a proposta é que o atendimento seja feito exclusivamente por pessoas do sexo feminino e para os casos que envolvem violência sexual — sendo que as atendentes passarão por treinamentos específicos para esse tipo de violência. As informações foram dadas pela ministra em uma entrevista ao portal Agência A Pública.

“Ao mesmo tempo, estamos preparando e capacitando uma equipe, montando um protocolo, uma linha de base para esse atendimento específico que não é só sobre Lei Maria da Penha, que precisa compreender todas as violências sofridas pelas mulheres”, disse a ministra.

Cida explicou que na gestão anterior o Ligue 180 se uniu ao Disque 100 — que recebe denúncias de violações aos direitos humanos —, o que significou uma falta de protocolo específico para as situações de violência que as mulheres enfrentam e uma preparação dos atendentes.

Por isso, a prioridade número um da pasta é a reconstrução da ferramenta, que também passará por uma atualização dos tipos de violência e serviços para o banco de dados e pela transformação da Unidade de Resposta Audível (URA), que será mais ágil no atendimento.

“O 180 é aquele que orienta, que dá informações e até mesmo ajuda na denúncia de crimes de violência de gênero. Além disso, a gente tem que construir um ministério do zero”, esclareceu.

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE