Viagem aos EUA

Lula afirma que extradição de Bolsonaro depende da Justiça brasileira

"Eu quero para ele a presunção de inocência que eu não tive", destacou o presidente Lula

Ingrid Soares
postado em 10/02/2023 17:42 / atualizado em 10/02/2023 20:22
 (crédito: Joe Raedle/Getty Images via AFP       )
(crédito: Joe Raedle/Getty Images via AFP )

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (10/2) que a extradição do ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL) dependerá da Justiça brasileira. A declaração ocorreu durante entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN internacional, em Washington. O petista está nos Estados Unidos para se reunir, ainda hoje, com o líder americano, Joe Biden.

Questionado sobre um possível pedido de extradição de Bolsonaro, Lula disse que não falará sobre esse assunto com Biden, a menos que seja instado pelo presidente dos EUA. Esse assunto "vai depender muito da Justiça brasileira". "Eu sempre trabalho com a ideia de que todo mundo tem direito à presunção de inocência, ele tem direito a se explicar para a sociedade e ele tem direito a ser julgado da forma mais democrática possível, do jeito que eu não fui", apontou.


Cópia fiel do Trump

O petista insistiu na declaração de que Bolsonaro tem direito à "presunção de inocência".

"Eu quero para ele a presunção de inocência que eu não tive, mas nem por isso estou preocupado. Quero que ele seja julgado de acordo com a lei. Eu só posso tocar nesse assunto se Biden tocar no assunto. Se ele não tocar, não vim aqui para falar mal de um presidente que, todo mundo sabe, é uma cópia fiel daquilo que o Trump foi nos EUA", concluiu.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE