SEGURANÇA

Justiça proíbe crianças em desfile de carnaval do RJ por risco de tiroteio

A decisão judicial levou em consideração um relatório da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que afirmou que no local, a Avenida Ernani Cardoso, pode ser afetado pela guerra entre o tráfico e a milícia

Correio Braziliense
postado em 16/02/2023 13:27
 (crédito: Superliga Carnavalesca/Divulgação)
(crédito: Superliga Carnavalesca/Divulgação)

A 3ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Madureira, no Rio de Janeiro, proibiu a presença de crianças e adolescentes no desfile da Superliga Carnavalesca do Brasil, que ocorre entre 18 e 26 de fevereiro. A proibição ocorreu após um relatório da polícia militar do estado se mostrar desfavorável à presença desse público no local por ter risco de balas perdidas provenientes de tiroteios entre traficantes e milicianos que comandam a região.

As informações são do Extra. Tradicional desfile das escolas das séries Bronze e Preta e do Grupo de Avaliação da Superliga, a festa denominada Carnaval da Nova Intendente foi transferida da Estrada Intendente Magalhães para a Avenida Ernani Cardoso, localizada próximo ao Morro do Fubá, em Campinho, palco do confronto entre os traficantes e milicianos do local.

A mudança de local foi feita, de acordo com o presidente da Superliga, Clayton Ferreira, em entrevista à Band em 30 de janeiro, para dispor de “uma estrutura maior para dar mais conforto não só para as escolas de samba e os seus desfilantes, mas para os espectadores também”. No entanto, o parecer da PM do estado é de que o local é de risco.

De acordo com ofício enviado à Justiça pelo comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Bruno Xavier, a PMDF é “desfavorável à presença de crianças e adolescentes, independentemente de serem participantes ou espectadores, no evento de Carnaval 2023 a ser realizado na Avenida Ernani Cardoso” pelos frequentes confrontos entre os grupos rivais do Morro do Fubá.

Pesou em desfavor da Superliga, também, um parecer do Corpo de Bombeiros, que indeferiu o pedido de autorização do evento por não ter, no trecho de 400 metros do evento, ruas transversais suficientes para dispersão do público em caso de tiroteios. Para conseguirem a autorização, a Superliga e a Riotur, organizadoras dos desfiles, devem apresentar novas saídas de emergência.

Com o cenário, a magistrada Mônica Labuto, que julgou a ação, decidiu proibir a presença de crianças e adolescentes como participantes ativos do desfile como uma forma de mitigar os riscos para esse grupo.

“Julguei com base nas avaliações do comando da PM e dos bombeiros. Os dois deixaram claro que não há segurança para as crianças e adolescentes desfilarem. Por ficarem em carros alegóricos, por exemplo, estarão vulneráveis. Não posso impedir as que vão assistir, porque estarão com os pais ou outros responsáveis” disse a juíza ao Extra.

O presidente da Superliga classificou como “ridículo” o parecer da polícia militar e disse que decidirá qual passo a instituição dará para derrubar a decisão da Justiça. “Nós vamos decidir o que fazer amanhã (quinta-feira). Uma hipótese é a entidade entrar na Justiça em nome de todas as escolas. Ou aquelas que tiverem crianças desfilando promoverem ações individuais”, comentou ao jornal.

Já a Riotur, que organiza o evento, informou que “a parte operacional e de logística do Carnaval da Nova Intendente é de responsabilidade da Liga RJ, que comanda a Superliga”. “A Riotur destaca ainda que vai cumprir integralmente as determinações e atuar na fiscalização, garantindo o cumprimento das normativas”, garante, em nota ao Extra.

O secretário da Polícia Militar da cidade do Rio, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, defendeu a preocupação do batalhão que emitiu o relatório e afirma que a corporação irá reforçar o policiamento na área nos dias de evento.

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE