Homenagem

Bruno e Dom são homenageados em nome de leveduras descobertas na Amazônia

Indigenista e jornalista foram assassinados na região do Vale do Javari em junho de 2022

Correio Braziliense
postado em 19/03/2023 15:18
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

O indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips, mortos na Amazônia em 2022, foram homenageados por pesquisadores de universidades brasileiras e canadense. Os nomes dos dois foram usados para batizar leveduras descobertas na Amazônia. Os cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal do Tocantins e da University of Western Ontario (Canadá) descobriram duas novas espécies diferentes da levedura Spathaspora, uma espécie de fungo capaz de transformar nutrientes.

No caso das recém-descobertas Spathaspora brunopereirae sp. nov. e Spathaspora domphillipsii sp. nov, os cientistas dizem que elas são capazes de converter d-xilose em etanol e também em xilitol, um tipo de adoçante natural que pode ser usado por diabéticos. As leveduras foram encontradas em madeira em decomposição coletada em biomas da Amazônia brasileira. “Dois deles foram recuperados em diferentes locais da floresta amazônica, no estado do Pará, e, os outros dois, obtidos de uma região de transição, entre a floresta amazônica e o ecossistema do Cerrado, no estado de Tocantins", explicou o microbiologista Carlos Augusto Rosa. Os achados foram publicados em um artigo na revista International Journal of Systematic and Evolutionary Microbiology.

Bruno e Dom foram assassinados em junho de 2022 no Vale do Javari. De acordo com as investigações, o crime foi motivado pelas constantes denúncias que Bruno fazia sobre a pesca ilegal na região. Quatro pessoas suspeitas de envolvimento no crime estão presas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE