SEGURANÇA PÚBLICA

Crimes dão arrefecida no Rio Grande do Norte; Dino anuncia ações hoje

Fim de semana é marcado por uma redução nos ataques a veículos, prédios públicos e comércios do Rio Grande do Norte. Ministro da Justiça desembarca no estado e detalha hoje plano para retomar a paz social

Ândrea Malcher
postado em 20/03/2023 03:30
Homens da Força Nacional enviados para o Rio Grande do Norte vão reforçar a segurança nas cidades que estão sob ataque dos bandidos -  (crédito: Fátima Bezerra/Twitter)
Homens da Força Nacional enviados para o Rio Grande do Norte vão reforçar a segurança nas cidades que estão sob ataque dos bandidos - (crédito: Fátima Bezerra/Twitter)

Os ataques criminosos no Rio Grande do Norte deram uma arrefecida no fim de semana. As chuvas intensas, que ultrapassaram 100mm em três das quatro regiões do estado entre sábado e domingo, podem ter contribuído para a queda de ataques a veículos, prédios públicos e comércios. Segundo o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional — Nordeste e a Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), reduziram em 85,5% as ocorrências policiais desde o dia 14, quando 104 atos tentados e consumados foram registrados. No fim da noite do sábado, ocorreram 15 crimes.

Mesmo com a queda, os crimes não dão trégua e a estação de trem Boa Esperança, em Parnamirim, na Grande Natal, foi incendiada na noite de sábado. Acionado, o Corpo de Bombeiros controlou as chamas, que possivelmente foram causadas por coquetéis molotov. Ainda na noite de sábado, uma caminhonete também foi incendiada, no bairro de Passagem de Areia, em Parnamirim, e ninguém ficou ferido.

Ontem, o único ataque confirmado ocorreu no município de São Pedro, a 62km da capital. Durante a madrugada de domingo, criminosos atearam fogo em um ônibus escolar que estava na garagem da prefeitura e ficou completamente destruído.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais ontem para anunciar que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, embarcaria para o estado para acompanhar os trabalhos de controle dos crimes. "Hoje, falei com ela (a governadora Fátima Bezerra) e com o ministro Flávio Dino, que também está acompanhando a situação e irá amanhã ao estado, acompanhar o trabalho da Força Nacional. Seguiremos dando todo o apoio para retomar a paz e proteger a democracia no Rio Grande do Norte", escreveu o presidente. Dino chegou ontem à noite a Natal.

"Nós vamos fazer uma avaliação com a equipe estadual ainda nesta noite para que nós possamos discutir basicamente dois temas, o primeiro, esse momento emergencial. Como ele se encontra? E o que é que ainda é necessário fazer? E o que for necessário fazer será feito", disse Dino.

Ao lado de outros membros da pasta que já se encontravam no local, Dino se reuniu mais cedo com a equipe de segurança pública e Fátima Bezerra no Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Hoje, às 10h30, o ministro falará à imprensa sobre as ações que serão implementadas. Está prevista para hoje a chegada de 290 policiais rodoviários federais para reforçar a segurança. Ontem, o reforço de 230 policiais, sendo 60 do Pará, 70 da PRF e os 100 policiais da Força Nacional chegaram para somar aos mais de mil agentes cedidos ao Rio Grande do Norte.

Além do auxílio no policiamento, o estado recebeu o apoio de quatro helicópteros: dois da PRF e dois das Secretarias de Segurança Pública do Ceará e da Paraíba.

Sindicato do Crime

Para o governo federal, o pontapé inicial para os crimes que tomaram conta do Rio Grande do Norte, na terça passada, foi a transferência de chefes da facção Sindicato do Crime para fora do estado, em janeiro. De acordo com as forças policiais locais, o grupo é o principal em atuação na região.

Há também indícios de que o Sindicato do Crime teria se aliado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), originalmente de São Paulo. Isso porque o PCC exige melhores condições nas unidades prisionais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

FRASE

Hoje, falei com ela (a governadora Fátima Bezerra) e com o ministro Flávio Dino, que também está acompanhando a situação e irá amanhã ao estado, acompanhar o trabalho da Força Nacional. Seguiremos dando todo o apoio para retomar a paz e proteger a democracia no Rio Grande do Norte”
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE