Pandemia

Gestantes e puérperas podem receber vacina bivalente, nesta segunda-feira

São 92 salas de vacinação espalhadas pelo DF, com funcionamento das 8h às 17h. Orientação é comparecer com cartão de vacina e documento de identificação

Correio Braziliense
postado em 19/03/2023 21:57
 (crédito: Geovana Albuquerque/Arquivo Agência Saúde-DF)
(crédito: Geovana Albuquerque/Arquivo Agência Saúde-DF)

As grávidas ou puérperas (que tiveram filhos há até 45 dias) poderão receber a vacina bivalente contra a covid-19, a partir desta segunda-feira (20/3). Serão 92 salas de vacinação com funcionamento das 8h às 17h em disposição. A lista completa dos locais de aplicação está disponível no site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

A orientação é comparecer com cartão de vacina e documento de identificação. Em caso de necessidade, é possível comprovar a gestação com cartão de pré-natal, prescrição médica ou exames. As puérperas devem levar a certidão de nascimento da criança. É preciso ter pelo menos quatro meses desde a última dose da vacina contra a covid-19. 

De acordo com a diretora substituta de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Priscilleyne Reis, em 2022, houve 893 casos confirmados e dois óbitos registrados de gestantes por covid-19 no DF. Em 2023, até o momento, foram 32 casos.

Apesar da queda da contaminação, ela recomenda a busca pela vacinação bivalente, que protege tanto contra as versões originais do coronavírus, quanto para as variantes que surgiram posteriormente, como a ômicron. 

Outros grupos atendidos

Nos mesmos locais, os imunizantes bivalentes contra a covid-19 continuam disponíveis para todas as pessoas a partir dos 60 anos, moradores de instituições de longa permanência (ILP) com 12 anos ou mais e os funcionários desses locais, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, todos com pelo menos 12 anos de idade.

Até a última sexta-feira (17/3), mais de 83 mil pessoas receberam a vacina bivalente no DF.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE