SAÚDE DOS PEQUENOS

Doenças de outono: pediatra dá dicas de como proteger as crianças

As doenças clássicas do outono são gripe, rinite, resfriado, otite, sinusite, faringite, amigdalite e bronquite. Saiba como proteger as crianças

*Estado de Minas
postado em 21/03/2023 16:54
 (crédito: Nenad Stojkovic/Divulgação)
(crédito: Nenad Stojkovic/Divulgação)

O outono chegou e com ele as doenças clássicas da estação, como gripe, rinite, resfriado, otite, sinusite, faringite, amigdalite e bronquite. Para a médica Marina Noia, pediatra do Grupo Prontobaby, por ser uma época de queda de temperatura e chuva, é marcada pelo aumento da circulação de vírus no ar.

“Isso significa que o clima começa a esfriar, a umidade relativa do ar tende a diminuir e as crianças são as que mais sofrem. Durante o outono/inverno ocorre o que chamamos de “período de pico”, onde temos quedas bruscas de temperatura em um mesmo dia, poluição do ar aumentada, lugares que permanecem mais fechados e partículas que ficam em suspensão, o que favorece o aumento da circulação de vírus. A situação contribui para quadros de infecções respiratórias, como gripes, laringites, resfriados, sinusites, otites, bronquites, pneumonias.

Crianças que têm alergias, como dermatite atópica, asma e rinite, sofrem um pouco mais“, explica a pediatra coordenadora da emergência do Centro Pediátrica da Lagoa.

Os cuidados

Quando pensamos nos cuidados, é importante que os pais fiquem alerta com as crianças, mesmo que elas não tenham predileção para alergias. “Não sair muito cedo, pela manhã, ou muito tarde da noite de casa; manter a alimentação equilibrada com frutas, legumes e verduras; além da hidratação, são alguns pontos que melhoram a imunidade”, sugere a especialista ao aconselhar que objetos alvo de ácaros e poeiras também devem ser evitados, como cortinas, carpetes e bichos de pelúcia.

A limpeza da casa é importante para diminuir os riscos de contaminação por essas doenças. Portanto, a orientação é limpá-la três vezes na semana com aspirador de pó e os móveis com pano úmido. “Lembre-se de não usar a vassoura, pois dispersa e levanta poeira”, orienta a pediatra.

Já as roupas guardadas por muito tempo, com tecidos pesados, devem ser lavadas com sabão neutro. Evite o amaciante ou produtos muito perfumados e, se possível, leve-as para secar ao sol.

Uma vez contaminadas, as crianças que já são acompanhadas por pediatra ou alergista devem manter as medicações: “É importante não parar de fazer uso dos medicamentos nesse momento e nem se automedicar. Procure o médico de seu filho ou um pronto atendimento de sua confiança”, sugere a médica.

Se o seu filho dormiu bem, mas acordou com o nariz entupido, a pediatra Marina Noia considera aumentar a umidade do ar no ambiente, oferecer água em livre demanda e fazer lavagem nasal com soro fisiológico, além de não levá-lo para a escola nesse dia.

Vacinação

Vale lembrar que em tempos de campanha de vacinação da gripe, é importante imunizar o seu filho: "Manter a caderneta de vacina atualizada nos deixa ciente de que aquela criança recebe todos os cuidados que precisam da família. O Programa Nacional de Imunização do Brasil é um dos mais completos do mundo. Fique de olho no calendário e vacinem seus pequenos”, destaca a pediatra.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE