São Paulo

Universitária vítima de etarismo registra ocorrência na delegacia

Patrícia Linhares, de 45 anos, sofreu discriminação de três colegas de classe por ter "idade avançada"

Raphael Pati*
postado em 22/03/2023 17:04 / atualizado em 22/03/2023 17:33
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Após ser ridicularizada por três colegas de classe, a estudante de Biomedicina da Unisagrado, em Bauru, interior de São Paulo, Patrícia Linhares, 45 anos, registrou um boletim de ocorrência na última segunda-feira (20/3). O episódio foi classificado como "injúria" e "difamação". No último dia 10, viralizou nas redes sociais um vídeo que mostrava três estudantes debochando de Patrícia, em que as agressoras classificam a caloura como "velha demais para estar na faculdade".

O ocorrido e classificado por analistas como um caso de "etarismo" — também classificado como idadismo ou ageísmo —, que é, basicamente, o preconceito contra pessoas em relação à idade. A discriminação ocorre com base em estereótipos, como aconteceu no caso da estudante que ingressara no curso de Biomedicina.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), a vítima foi ouvida na delegacia na última sexta-feira, quando representou criminalmente contra as três jovens que participaram do vídeo.

Na publicação, uma das estudantes pergunta como fazer para “desmatricular” uma colega de classe. Outra aluna, que também aparece no vídeo, afirma, em seguida: “Ela tem 40 anos, já!”, debocha. “Era para estar aposentada”, continua uma terceira universitária. “Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade”, completa uma delas. As três estudantes desistiram da graduação, após o vídeo ter viralizado na internet.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE