ETARISMO

Estudantes que debocharam de universitária desistem da graduação

A universitária Patrícia Linares, 44 anos, é caloura do curso de biomedicina e disse que o caso a abalou "profundamente"

Correio Braziliense
postado em 16/03/2023 14:22
 (crédito: Reprodução/Twitter/@sociologal)
(crédito: Reprodução/Twitter/@sociologal)

As três estudantes que debocharam de uma universitária por ter mais de 40 anos desistiram da graduação. As jovens cursavam biomedicina na faculdade paulista Unisagrado, em Bauru (SP), e protagonizaram um caso de etarismo contra uma colega de turma. Após o episódio, a instituição de ensino abriu um processo disciplinar. No entanto, com a desistência das alunas, "o processo perdeu o objeto e por isso foi finalizado", segundo informações da instituição ao G1.

Nas imagens que viralizaram, uma das universitárias ironiza: “Gente, quiz do dia: como 'desmatricula' um colega de sala?”. Logo depois, outra responde: “Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada”. “Realmente”, concorda a terceira. Em seguida, a estudante que grava o vídeo diz: “Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade. Eu tenho essa opinião”. Elas chegam a dizer que a mulher “não sabe o que é Google”.

A universitária Patrícia Linares, 44 anos, é caloura do curso de biomedicina e disse que o caso a abalou "profundamente". "A tristeza que me abateu foi muito grande. Eu chorei muito. Quando cheguei em casa, contei para o meu esposo o que tinha acontecido, mandei para as minhas irmãs e aí tudo começou a acontecer”, disse ao G1.

 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 

A post shared by Correio Braziliense (@correio.braziliense)

O que é etarismo?

Etarismo é o nome dado à discriminação e ao preconceito relacionado com a idade de uma pessoa. Essa repulsa pode resultar, inclusive, em violência verbal, física ou psicológica. No dia a dia, o etarismo pode se manifestar de diferentes maneiras: como piadas, infantilização ou atitudes que geram exclusão da vítima.

No meio profissional, esse preconceito também se mostra em postagens de candidaturas de vagas de emprego com limite de idade ou em frases como "você está velho para isso". No mesmo dia em que soube do vídeo, a estudante recebeu apoio de colegas de faculdade, que entregaram flores, cartas e chocolate a ela.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação