A Polícia Federal (PF) instalou nesta quinta-feira (23/3) uma base flutuante no Vale do Javari, no estado de Amazonas, e destruiu três balsas utilizadas pelo garimpo ilegal na região. As ações fazem parte da Operação Tucandeira, deflagrada na manhã de ontem.
O Vale do Javari é a segunda maior terra indígena do país e sofre com a exploração ilegal de madeira, minérios e com a pesca ilegal. A região é a mesma onde foram assassinados, no ano passado, o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips.
- PF deflagra operação contra exploração sexual em garimpos na Terra Yanomami
- Yanomami: PF divulga resultado do 1º mês de operação contra garimpo ilegal
- Funai se desculpa por nota publicada no governo Bolsonaro sobre Bruno e Dom
"A PF esclarece que, atualmente, toda a atividade de lavra de ouro no Vale do Javari é ilegal e que, portanto, as ações objetivando a desintrusão dessa importante hidrovia continuarão a ser realizadas, assim como serão estendidas a outras regiões de garimpo ilegal detectadas no estado do Amazonas", declarou, em nota, a corporação.
Balsas destruídas continham dragas usadas na extração de ouro
As três balsas destruídas eram equipadas com dragas e usadas na extração do ouro do fundo dos rios. A base fluvial instalada pela PF na região será usada como ponto de apoio para trabalhos de prevenção e repressão às atividades criminosas no local. A balsa, com capacidade para cerca de 200 pessoas, ficará instalada no município de Atalaia do Norte.
Representantes da PF também realizaram na última quinta (23/3) uma reunião com a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) para debater a segurança na terra indígena.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, adiantou na segunda-feira (20/3) a instalação da base fluvial, durante coletiva no Palácio da Justiça. "É um elemento na ação que nós vamos fazer na Amazônia brasileira. Nós teremos uma série de anúncios relativos à ampliação da presença física das forças de segurança na região", afirmou o ministro. Segundo o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, a base foi adaptada de uma balsa recentemente recuperada pela corporação.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.