DESVIO DE VERBA PÚBLICA

Diretora desvia R$ 300 mil de caixa escolar

A verba desviada pela ex-diretora de escola no Sul de Minas era destinada à merenda escolar, além de reformas de acessibilidade e compra de mobiliários

Wellington Barbosa - Estado de Minas
postado em 06/06/2023 15:00
 (crédito: Google Street View)
(crédito: Google Street View)

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) cumpre, na manhã desta segunda-feira (5/6), um mandado de busca e apreensão no endereço da ex-diretora da Escola Estadual Verner Grinberg, em Monte Verde, distrito de Camanducaia, Região do Sul de Minas.

Segundo as investigações iniciadas em março deste ano, a profissional da educação teria desviado mais de R$ 300 mil de verbas públicas destinadas ao Caixa Escolar.

O valor deveria ter sido utilizado para diversas ações, como reformas de acessibilidade, merenda escolar e compra de novos mobiliários. Contudo, os indícios colhidos até o momento indicam que o dinheiro foi para a conta bancária da então diretora.

O ato da ex-diretora configura a prática do crime de Peculato (art. 312 do Código Penal). Ela também poderá responder pela prática de improbidade administrativa, que é o ato realizado por algum agente público que fira os princípios fundamentais da Administração Pública.

O Poder Judiciário decretou a medida cautelar necessária para que os valores, que supostamente foram desviados pela profissional em razão do cargo, sejam ressarcidos ao estado de Minas Gerais, de forma a se evitar o prejuízo no desenvolvimento das atividades escolares.

Além do MP, as buscas e apreensões ocorrem por meio da Promotoria de Justiça de Camanducaia e da Coordenadoria Regional de Defesa do Patrimônio Público do Sul de Minas Gerais, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Pouso Alegre.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação