DESVIO DE VERBA PÚBLICA

Diretora desvia R$ 300 mil de caixa escolar

A verba desviada pela ex-diretora de escola no Sul de Minas era destinada à merenda escolar, além de reformas de acessibilidade e compra de mobiliários

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) cumpre, na manhã desta segunda-feira (5/6), um mandado de busca e apreensão no endereço da ex-diretora da Escola Estadual Verner Grinberg, em Monte Verde, distrito de Camanducaia, Região do Sul de Minas.

Segundo as investigações iniciadas em março deste ano, a profissional da educação teria desviado mais de R$ 300 mil de verbas públicas destinadas ao Caixa Escolar.

O valor deveria ter sido utilizado para diversas ações, como reformas de acessibilidade, merenda escolar e compra de novos mobiliários. Contudo, os indícios colhidos até o momento indicam que o dinheiro foi para a conta bancária da então diretora.

O ato da ex-diretora configura a prática do crime de Peculato (art. 312 do Código Penal). Ela também poderá responder pela prática de improbidade administrativa, que é o ato realizado por algum agente público que fira os princípios fundamentais da Administração Pública.

O Poder Judiciário decretou a medida cautelar necessária para que os valores, que supostamente foram desviados pela profissional em razão do cargo, sejam ressarcidos ao estado de Minas Gerais, de forma a se evitar o prejuízo no desenvolvimento das atividades escolares.

Além do MP, as buscas e apreensões ocorrem por meio da Promotoria de Justiça de Camanducaia e da Coordenadoria Regional de Defesa do Patrimônio Público do Sul de Minas Gerais, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Pouso Alegre.

Saiba Mais