turismo

Brasil e Japão firmam acordo e acabam com exigência de visto de turista

Os países fizeram a medida para estadias de até 90 dias. A nova regra começa a valer em 30 de setembro e tem validade inicial de três anos

Aline Brito
postado em 09/08/2023 19:20
Com o acordo, os turistas brasileiros poderão visitar o Japão sem precisar apresentar visto e os japoneses terão o mesmo direito ao vir ao Brasil -  (crédito: RICARDO STUCKERT)
Com o acordo, os turistas brasileiros poderão visitar o Japão sem precisar apresentar visto e os japoneses terão o mesmo direito ao vir ao Brasil - (crédito: RICARDO STUCKERT)

O Ministério das Relações Exteriores (MRE)anunciou, nesta quarta-feira (9/8), que o Brasil fez um acordo com o Japão, a partir do princípio da reciprocidade, para isentar brasileiros e japoneses da necessidade do visto de turista. A medida é válida para estadias com duração de até 90 dias, em ambos os países, e entra em vigor a partir de 30 de setembro.

Com o acordo, os turistas brasileiros poderão visitar o Japão sem precisar apresentar visto e os japoneses terão o mesmo direito ao vir ao Brasil. A medida terá validade inicial de três anos, contando a partir do dia em que entra em vigor. Nas redes sociais, o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, comemorou a decisão e ressaltou que é a primeira vez na história pós-guerra que uma isenção bilateral é firmada entre as duas nações.

“Esperamos que essa isenção, anunciada na ocasião dos 115 anos de imigração japonesa no Brasil, contribua para o aprofundamento do intercâmbio humano entre os dois países”, escreveu Teiji no Twitter.

O Itamaraty, por meio de nota, ressaltou que a medida surgiu da movimentação do governo do Japão, na ocasião da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em maio deste ano, para aplicar a isenção do visto aos brasileiros. Com isso, o Brasil adotou a mesma iniciativa. “A anunciada isenção contribuirá para o aprofundamento do intercâmbio humano e das relações entre os dois países”, declarou o MRE.

Brasil voltou a exigir visto

Em maio deste ano, Lula assinou um decreto que retomou a exigência de visto de turistas do Canadá, Japão, Austrália e Estados Unidos para entrar no Brasil. A regra, que entra em vigor em 1º de outubro, só seria abolida caso esses países garantissem os mesmos direitos aos brasileiros.

Após o anúncio da retomada do visto e com a visita de Lula ao Japão, o governo japonês decidiu garantir a reciprocidade. Canadá, Austrália e Estados Unidos ainda não firmaram qualquer iniciativa com o Brasil nesse sentido.

A obrigatoriedade do visto havia sido extinta para essas nações durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), quando o ex-presidente publicou um decreto em que acabava com a exigência do documento para turistas residentes desses países para estadias de até 180 dias no Brasil.

Leia a nota do Itamaraty na íntegra

Os governos do Brasil e do Japão chegaram a um entendimento para a isenção recíproca de vistos de visita para portadores de passaporte comum que viajem por período de até 90 dias. A isenção terá validade inicial de três anos, e vigorará a partir de 30 de setembro de 2023. Com a medida, turistas brasileiros e japoneses poderão visitar o Japão e o Brasil sem a necessidade de obtenção de vistos.

O entendimento decorre do anúncio do Primeiro-Ministro Fumio Kishida, por ocasião da visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão em maio passado, no sentido de estender isenção de visto de visita a brasileiros, o que permitiu ao governo brasileiro adotar a mesma medida para cidadãos japoneses, em consonância com o padrão da política migratória brasileira, alicerçada nos princípios da reciprocidade e da igualdade de tratamento entre os Estados.

A anunciada isenção contribuirá para o aprofundamento do intercâmbio humano e das relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação