Energia

Ministro sobre apagão: "O que aconteceu hoje é extremamente raro"

Sem explicar ao certo os motivos da falha, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que os dados técnicos serão disponibilizados nas próximas 48 horas

O ministro disse ainda que o ocorrido não tem relação com o apagão que atingiu o Amapá em 2020 -  (crédito: Tauan Alencar/Flickr)
O ministro disse ainda que o ocorrido não tem relação com o apagão que atingiu o Amapá em 2020 - (crédito: Tauan Alencar/Flickr)
Rafaela Gonçalves
postado em 15/08/2023 17:18 / atualizado em 15/08/2023 17:19

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o apagão ocorrido nesta terça-feira (15/8) não tem a ver com problemas de segurança energética e foi um evento “extremamente raro”. O apagão atingiu, pela manhã, 25 estados e o Distrito Federal. Sem explicar ao certo os motivos da falha, o ministro afirmou que os dados técnicos serão disponibilizados nas próximas 48 horas.

“Para acontecer um evento dessa magnitude nós temos que ter tido dois eventos concomitantes em linhas de transmissão de alta capacidade, ou seja, é extremamente raro que aconteça o que aconteceu”, disse, em entrevista coletiva.

“O ocorrido de hoje não tem nada a ver, absolutamente nada, a ver com o suprimento energético e a segurança energética do Brasil. Nós vivemos um momento de abundância dos nossos reservatórios”, enfatizou Silveira.

O ministro disse também que o ocorrido não tem relação com o apagão que atingiu o Amapá em 2020. “Diferentemente de dois anos atrás, quando, por conta de planejamento nós tivemos um colapso do setor energético brasileiro, o sistema trabalhou na bandeira vermelha e foi necessário que se fizesse aquela contratação emergencial que vocês todos conhecem de térmicas no Brasil, agora não”, afirmou.

E emendou: “Há um planejamento, há segurança, os nossos reservatórios estão cheios, então o ocorrido absolutamente nada tem a ver com o planejamento do sistema e a geração de energia”.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação