Mudanças Climáticas

Belém é oficializada como sede da COP30, que acontecerá em 2025

A candidatura paraense para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 foi apresentada em janeiro deste ano

Mercado Ver-o-Peso, Belém do Pará -  (crédito: Divulgação/gov.br)
Mercado Ver-o-Peso, Belém do Pará - (crédito: Divulgação/gov.br)
postado em 11/12/2023 16:25

A cidade de Belém, no Pará, foi oficializada como sede da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30, pela cúpula da COP28 nesta segunda-feira (11/12). A candidatura da capital paraense pelo governo brasileiro foi indicada ainda em janeiro deste ano.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem destacado ao longo do ano a importância de levar o evento para a Amazônia. "Eu já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague, e o pessoal só falava da Amazônia, só falava da Amazônia. E eu dizia assim: 'por que, então, não fazer a COP em um estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia? Verem o que são os rios da Amazônia, as florestas da Amazônia, a fauna da Amazônia'", disse Lula em um vídeo divulgado em janeiro.

Em nota, o Planalto afirmou que, com a COP30 sediada no Brasil, será possível “ampliar o foco sobre as necessidades da Amazônia, mostrar a floresta para o mundo e apresentar tudo o que o governo federal tem feito para proteger o bioma. Permitirá, adicionalmente, que as nações estrangeiras conheçam como vivem as pessoas que habitam a região”.

Em agosto deste ano, como uma espécie de preparação para a COP30, Belém recebeu os Diálogos Amazônicos, evento em que os países que possuem o bioma em seu território — Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além do Brasil — debateram os desafios para a preservação e desenvolvimento sustentável na região.

Reconhecendo, no entanto, as limitações logísticas da cidade paraense nas áreas de transporte e hotelaria, por exemplo, Lula afirmou que ainda que o país não apresente a “pompa” das instalações da Expo City Dubai, palco da COP28 nos Emirados Árabes Unidos, o país irá se esforçar para apresentar ao mundo um “evento inesquecível”.

“Nós estamos saindo de um encontro internacional que a cada ano que passa ganha mais envergadura, mais responsabilidade, mais representatividade. Ninguém hoje no Planeta pode discutir a questão do clima sem levar em conta a existência do nosso país, sem levar em conta a nossa experiência, e sem levar em conta o que vai acontecer no Brasil nessa questão da transição energética”, pontuou o presidente no início de dezembro.

COP29

Foi definida, ainda, Baku, no Azerbaijão, para receber a COP29, no próximo ano. A cidade disputava com a vizinha e adversária Arménia. As sedes foram definidas em uma reunião presidida pelo presidente da COP28, Sultan Al Jaber.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->