NULL
Tempo

Centro-Oeste, Norte e o Sul estão em alerta laranja para tempestades

Ao todo, dez estados estão sob alerta, com perigo de chuvas fortes, granizo e ventos. Previsão é realizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Riscos meteorológicos devem permanecer até quinta-feira (11/1), de acordo com o Inmet. -  (crédito: Inmet/Reprodução)
Riscos meteorológicos devem permanecer até quinta-feira (11/1), de acordo com o Inmet. - (crédito: Inmet/Reprodução)
postado em 10/01/2024 20:53

Dez estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Sul do Brasil enfrentam perigo de tempestades, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que colocou as regiões em alerta laranja. São três níveis de alerta de tempestades utilizados pelo instituto: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). 

O destaque é a Região Sul, onde todos os três estados — Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul — estão na área laranja de perigo para temporais, granizo e ventos fortes. Os outros sete estados com alerta de perigo são Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Goiás, Tocantins e uma pequena porção de São Paulo. 

Para as áreas afetadas, há previsão de chuva entre 30 e 60 mm por hora e ventos que podem alcançar até 100 km/h. O Inmet alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

"Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades", recomenda a instituição.

Previsão para o DF

O Distrito Federal se encontra na área amarela, de perigo potencial de tempestades. Deve chover até 50 mm por dia, com presença de ventos intensos, que variam entre 40 km/h a 60km/h. O Inmet aconselha cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos meteorológicos.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->