ALERTA

SP: sirenes tocam em São Sebastião por risco de deslizamento

Vários estados têm grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas

Sirenes tocam em São Sebastião por risco de deslizamento
 -  (crédito: Defesa Civiol/Divlgação)
Sirenes tocam em São Sebastião por risco de deslizamento - (crédito: Defesa Civiol/Divlgação)
postado em 25/01/2024 09:25

Durante a noite dessa quarta-feira (24/1), as sirenes da Defesa Civil tocaram em alerta na Vila Sahy, em São Sebastião, São Paulo, por riscos de deslizamentos por conta das fortes chuvas que atingem a região.

A cidade está em estado de atenção. De acordo com a Defesa Civil há risco alto de deslizamento e inundação devido ao acúmulo de chuva nas últimas 72 horas.

“Risco alto de deslizamento e inundação. Existe probabilidade muito alta de ocorrência do fenômeno alertado e com potencial para causar grande impacto na população”, escreveu a prefeitura.

Segundo a Defesa Civil de São Sebastião, a forte chuva ocasionou pontos de alagamento temporários nos bairros Juquehy, Barra do Sahy, Barra do Una, Camburí e Boracéia.

Pela primeira vez, desde que foi instalada no final de 2023, a sirene foi acionada. A prefeitura também abriu a Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus para receber os moradores até a chuva parar ou as águas das ruas baixarem.

Alerta em mais regiões

O Sul do Brasil também está em alerta devido às chuvas. Paraná e Santa Catarina estão em alerta vermelho de “grande perigo” para acumulados de chuva, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o órgão, entre os estados em alerta vermelho, as áreas mais afetadas são a região metropolitana de Curitiba, o norte Catarinense, Vale do Itajaí, litoral sul paulista, região metropolitana de São Paulo e Vale do Paraíba Paulista.

No Paraná, a Defesa Civil do estado registrou ocorrências em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Ruas estão alagadas nos três municípios e pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas.

Em todo Brasil, 21 estados estão com alerta amarelo para chuvas intensas para os próximos dias.

 

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->