Pernambuco

Ator John Travolta agradece a Olinda pela homenagem no carnaval

A troça carnavalesca John Travolta desfila há 45 anos nas ladeiras e surgiu no auge do filme "Nos embalos de sábado a noite"

John Travolta  é homenageado há mais de 40 anos no carnaval de Olinda.  -  (crédito: Reprodução e Passos de Bruno - via TCM John Travolta de Olinda)
John Travolta é homenageado há mais de 40 anos no carnaval de Olinda. - (crédito: Reprodução e Passos de Bruno - via TCM John Travolta de Olinda)
postado em 11/03/2024 18:11 / atualizado em 12/03/2024 11:42
John Travolta, famoso por estrelar inúmeros filmes, entre eles os icônicos Grease e Nos Embalos de Sábado à Noite, publicou um agradecimento especial à cidade pernambucana Olinda pela homenagem que recebe todos os anos no carnaval. "Minha viagem ao Brasil para comemorar meu aniversário - também para agradecer a Olinda que anualmente me dedica um carnaval. Agradeço a vocês, meus amigos", disse o artista em uma publicação no Instagram. Há 45 anos, as ladeiras do Sítio Histórico são coloridas com a tradicional troça carnavalesca John Travolta." style="display: flex; justify-content: center; align-items: center; border-radius: 11px;">

O ator norte-americano

 

O bloco surgiu no ano de 1979, no auge do filme "Nos Embalos de Sábado à Noite", trazendo um galã gigante com seu topete preto charmoso e um suéter da moda. O boneco tem mais de 20 quilos e foi moldado pelo carnavalesco e artista plástico Silvio Botelho, o pai dos bonecos gigantes. Hoje, com mais de 40 anos de tradição, o John Travolta conta com uma legião de fãs apaixonados que se vestem de azul e branco para curtir a folia.

O presidente do gigante, Eraldo Gomes revela que este foi o primeiro contato que o ator teve com o bloco e disse que chorou bastante quando leu. “Essa homenagem que ele fez pelo Instagram para mim foi muito emocionante. Há 45 anos que a gente vem fazendo essa homenagem e ver esse retorno foi muito emocionante. Isso para mim é muito importante. Me faz lembrar dos meus pais e avós que sempre viveram o carnaval. É uma alegria imensa”.

 

Eraldo Gomes, presidente da Troça Carnavalesca Mista John Travolta.
Eraldo Gomes, presidente da Troça Carnavalesca Mista John Travolta. (foto: Foto cedida ao Correio)

Destaque no The New York Times 

Na quarta-feira de cinzas (14/2), o bloco estampou a capa do The New York Times com a chamada "John Travolta? Well, John Travolta of Olinda". A matéria, publicada na 4, falava sobre a história do bloco, a efervescência cultural do carnaval de Pernambuco e a relação do gigante com o ator.

John Travolta foi capa do The New York Times na quarta-feira de cinzas.
John Travolta foi capa do The New York Times na quarta-feira de cinzas. (foto: John Travolta foi capa do The New York Times na quarta-feira de cinzas. )

 

Carregador oficial

O carregador oficial do John Travolta é o olindense José Nelson de Assis dos Santos, o Nelsinho Legítimo, que conduz bonecos gigantes há mais de 15 anos. Ele conta que o reconhecimento do ator trouxe um gás para toda a família. "Ficamos super felizes. A gente faz o carnaval com amor e muita dedicação. Para conduzir o John Travolta, tem que ter muita responsabilidade com o boneco e com o público também. Muita gente fica na janela de casa aguardando um aceno do boneco. Faço questão de passar e cumprimentar. Quando soube que o John Travolta agradeceu, fiquei super emocionado".

Ator John Travolta agradece à Olinda pela homenagem  no carnaval.
José Nelson, o Nelsinho Legítimo, é o carregador oficial do gigante John Travolta. (foto: Samuel Calado / CB)

 

John Travolta estará no aniversário de Olinda

Nesta terça-feira (12/3), o John Travolta de Olinda irá se juntar a outros gigantes icônicos para celebrar os 489 anos da cidade. A festividade contará com shows gratuitos dos artistas Dudu do Acordeon, D'Breck e Zuza Miranda e o tradicional corte do bolo que será distribuído à população, na Praça do Carmo, no Sítio Histórico da Cidade, a partir das 17h. 

  • Gigante John Travolta na concentração do tradicional Desfile dos Bonecos Gigantes de Olinda, no carnaval de 2024.
    Gigante John Travolta na concentração do tradicional Desfile dos Bonecos Gigantes de Olinda, no carnaval de 2024. Foto: Samuel Calado / CB
  • Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação