CRISE

Diretor de Ministério da Saúde é exonerado após denúncias em hospitais do RJ

Em nota, a pasta afirma que há "necessidade de transformação na gestão do DGH"

Alexandre Telles foi exonerado do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (18/3) -  (crédito: Reprodução)
Alexandre Telles foi exonerado do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (18/3) - (crédito: Reprodução)
postado em 18/03/2024 23:36

O Ministério da Saúde exonerou Alexandre Telles do cargo de diretor do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), nesta segunda-feira (18/3). Em nota, a pasta afirma que “a mudança ocorre diante da necessidade de transformação na gestão do DGH”. O texto ainda cita que na última sexta-feira (15/3) foi criado o comitê gestor para “orientar e praticar atos de gestão relativos aos hospitais federais”.

Telles é professor de medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem mestrado e doutorado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ele foi indicado pela própria ministra da Saúde, Nísia Trindade, para ocupar a função no ministério.

A troca na pasta ocorreu após veiculação de reportagem no Fantástico, da Rede Globo, no último domingo (17/3), denunciando situação precária nos hospitais federais do Rio de Janeiro. Nas imagens, é possível ver aparelhos médicos quebrados, caixas de materiais vencidos ou danificados, além de problemas na rede elétrica.

“O Ministério da Saúde reforça seu compromisso em estabelecer as ações necessárias e empenhar todos os esforços para a reconstrução e fortalecimento dos Hospitais Federais, para que toda a população do Rio de Janeiro tenha acesso à saúde pública de qualidade", reforça a nota enviada à imprensa.

Assumirá o departamento a atual superintendente do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, Maria Aparecida Braga, que acumulará as duas funções. 

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2024/02/6806486-4-passos-para-entrar-no-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html " style="display: flex; justify-content: center; align-items: center; border-radius: 11px;">

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação