Um levantamento do Observatório de Saúde na Infância da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta terça-feira (19/3), revela que entre as crianças mortas pela dengue em 2024, a maioria tinha até 5 anos de idade. A faixa etária que está contemplada na vacinação contra a dengue, de 10 a 14 anos, tem o maior número de casos.
O Observa Infância analisou os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Ministério da Saúde das primeiras 10 semanas epidemiológicas de 2024 (até 9 de março).
De acordo com o estudo, foram registrados 52 óbitos em crianças até de 14 anos – 16 deles já confirmados e 36 ainda em investigação. Do total, 44% tinham menos de 5 anos, 33% tem entre 5 e 7 anos e outros 23% possuem entre 10 e 14 anos.
Quanto aos casos notificados, foram mais de 239 mil em crianças de até 14 anos, com maior incidência em crianças entre 10 e 14 anos (42%) e com menos casos entre 5 e 9 anos.
“O Ministério da Saúde acerta em vacinar o grupo onde estamos vendo mais casos. Nossa recomendação é que a imunização avance para as crianças mais novas, de 5 a 9 anos, que estão morrendo mais, proporcionalmente”, avaliou o coordenador do Observa Infância, Cristiano Boccolini.
O Observa Infância também analisou a letalidade, que mede o número de óbitos em relação ao total de casos, entre as crianças de 0 a 14 anos. Ao avaliar somente os casos confirmados, a letalidade é de 6,7 óbitos para cada 100.000 casos de dengue. A letalidade para a faixa etária inferior a 5 anos é cinco vezes superior em comparação com a faixa de 10 a 14 anos.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br