DECLARAÇÃO

Com mortes ainda em investigação, Nísia Trindade diz que letalidade da dengue diminuiu

Ministra da Saúde participou de sessão no Senado e garantiu que, apesar do aumento de casos, a taxa de mortes caiu em relação ao mesmo período do ano passado

A ministra garantiu que a letalidade da doença apresentou uma redução nas quinze primeiras semanas do surto em 2024 -  (crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
A ministra garantiu que a letalidade da doença apresentou uma redução nas quinze primeiras semanas do surto em 2024 - (crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
postado em 16/04/2024 15:22

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou, nesta terça-feira (16/4), que a taxa de letalidade da dengue diminuiu em relação ao mesmo período de 2023. Neste ano, o Brasil enfrenta um surto da doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti e registrou, até o momento, recorde histórico no número de casos e mortes.

Apesar do cenário epidemiológico, a ministra garantiu que a letalidade da doença apresentou uma redução nas quinze primeiras semanas do surto em 2024. Nísia falou sobre a diminuição durante audiência pública realizada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

“Os dados de letalidade mostram uma redução em relação ao ano passado, mas o mais importante para nós é evitar essas mortes”, disse. Segundo dados do Ministério da Saúde, no mais recente informe semanal, a letalidade de óbito sobre o total de casos prováveis está em 0,04% e em casos graves em 4,12% entre a semana 1 a 15 deste ano. Na mesma época de 2023, os números eram 0,08% e 5,50%, respectivamente.

A taxa de letalidade é um indicador importante utilizado pelo Ministério da Saúde para monitorar o número de óbitos em um período de tempo sobre o número de pessoas doentes. Enquanto a taxa de mortalidade é obtida ao dividir o número de óbitos pela população em risco em um período de tempo, a taxa de letalidade apresenta a mortalidade entre quem realmente adoeceu.

Essa diferença significa, na prática, que, apesar de ter mais pessoas doentes, menos estão morrendo. Entretanto, essas informações são obtidas por meio de dados não consolidados, já que parte das mortes ainda estão em investigação, enquanto os números de 2023 estão consolidados.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação