O governo do Paraná confirmou, neste domingo (5/10), os dois primeiros casos de intoxicação por metanol fora do estado de São Paulo. Os pacientes são dois homens, de 60 e 71 anos, que consumiram bebidas alcoólicas em Curitiba. A contaminação foi comprovada por exames laboratoriais.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná, os laudos que confirmam a presença de metanol nas amostras foram recebidos neste domingo. As autoridades estaduais informaram que ainda não há detalhes sobre o estado de saúde das vítimas. O governo também não especificou qual tipo de bebida foi consumido pelos homens.
A Polícia Civil do Paraná apreendeu garrafas suspeitas nos locais onde as bebidas foram ingeridas e investiga possíveis pontos de adulteração e comercialização dos produtos falsificados. A operação busca identificar se há uma rede de distribuição responsável pela contaminação.
Esta é a primeira vez que exames laboratoriais comprovam intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas fora de São Paulo. Até sábado (4/10), todos os 14 casos confirmados no país estavam concentrados no estado paulista, que também registra o maior número de suspeitas.
Segundo o Ministério da Saúde, 181 casos suspeitos de intoxicação por metanol estavam sob análise até a tarde de sábado. Um novo boletim epidemiológico será divulgado ainda neste domingo, com a atualização do número de confirmações no Brasil.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais
-
Cidades DF Enem dos Concursos' movimenta CEUB, mas comércio local relata prejuízo
-
Mundo Bruce Springsteen alfineta Donald Trump: "Deveria ir para a lixeira da história", diz cantor
-
Ciência e Saúde Quais os principais tipos de surdez e como tratá-los?
-
Flipar Costume arraigado: Por que todo mundo usa sauna na Finlândia
-
Ciência e Saúde TDAH na terceira idade: diagnóstico e tratamento garantem qualidade de vida
-
Brasil Balão cai em telhados e pega fogo em São Paulo; veja vídeo
