Preços abusivos

Rio estuda tabelar preços nas praias seguindo modelo de Israel

O prefeito Eduardo Paes anunciou nas redes sociais que o estudo decorre do abuso de preços neste verão

No Rio de Janeiro, cariocas e turistas lotaram as praias em plena segunda-feira em busca de lazer e alívio para as altas temperaturas: calorão persiste até a virada do ano -  (crédito:  Tomaz Silva/Agência Brasil)
No Rio de Janeiro, cariocas e turistas lotaram as praias em plena segunda-feira em busca de lazer e alívio para as altas temperaturas: calorão persiste até a virada do ano - (crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou hoje (10/01) em suas redes sociais que determinou que as secretarias de Ordem Pública e Defesa do Consumidor iniciem um estudo de tabelamento de preços para as praias da cidade. A decisão veio depois que a prefeitura percebeu abuso nos preços nas orlas neste verão. "Temos visto um enorme abuso nos preços exorbitantes praticados por alguns desses comerciantes neste verão", disse.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Segundo Paes, o modelo pode ser baseado no de Tel Aviv, em Israel, que foi compartilhado pelo vereador Flávio Valle (PSD). "Recebi a foto abaixo do vereador Flávio mostrando a experiência das praias de Tel Aviv onde os preços são tabelados pelo município. Para efeitos de comparação: os táxis são uma permissão municipal e a bandeirada é fixada pela prefeitura/poder concedente", explicou Paes.

O prefeito afirmou que gosta de deixar o "livre mercado" agir, mas que diante da situação encontrada nas praias do Rio de Janeiro, "alguma ação terá que ser tomada". 
  • >Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

  • Google Discover Icon
postado em 10/01/2026 17:03
x