A greve geral de trabalhadores na Argentina contra a reforma trabalhista proposta pelo governo de Javier Milei provocou o cancelamento de voos no Brasil nesta quinta-feira (19/2). A paralisação foi convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT).
Em São Paulo, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, pelo menos dois voos da companhia aérea Latam Airlines Group previstos para o início da manhã não seguiram para Buenos Aires. A Gol Linhas Aéreas também confirmou o cancelamento de voos.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Em nota ao Correio, a LATAM informou que alterou a operação de e para a Argentina em razão da greve geral e da adesão dos sindicatos que representam trabalhadores da Intercargo, empresa responsável pelos serviços de rampa nos aeroportos argentinos. A companhia afirmou que alguns voos podem operar com alteração de horário ou data, sem necessariamente serem cancelados, e orientou passageiros a verificar o status das viagens antes de ir ao aeroporto.
"Diante disso, alguns voos poderão operar com alteração de horário e/ou data, sem necessariamente serem cancelados. Por isso, recomendamos que os passageiros verifiquem o status de seus voos antes de se dirigir ao aeroporto", disse a companhia.
Ainda segundo a Latam, passageiros afetados por cancelamentos ou reprogramações podem optar por alterar a data do voo sem custo, dentro de um ano a partir da data original, ou solicitar reembolso integral. As informações estão disponíveis nos canais oficiais da empresa.
Em nota, a Gol informou que a greve nos aeroportos argentinos impactou voos entre Brasil e Argentina. Segundo a companhia, a paralisação impossibilitou operações aeroportuárias em Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário, o que levou ao cancelamento de parte dos voos programados para esta quinta-feira (19/2).
De acordo com a empresa, os clientes afetados estão sendo comunicados por e-mail e podem remarcar as viagens sem custo ou solicitar reembolso em créditos.
Em nota, o Aeroporto Internacional de São Paulo informou que, até o momento, 14 voos foram cancelados em razão da greve geral na Argentina. A administração do aeroporto afirmou que mantém o monitoramento da situação. O Aeroporto Internacional de Brasília informou que somente um voo foi cancelado.
O Correio tenta contato com os demais aeroportos internacionais para saber se foram afetados com a greve.
Saiba Mais
-
Mundo 'Ninguém está acima da lei', diz Starmer pouco antes da prisão de Andrew
-
Mundo Começa greve geral na Argentina contra a reforma trabalhista de Milei
-
Mundo Irã defende enriquecimento nuclear apesar das ameaças dos EUA
-
Mundo Rei Charles III diz que 'lei deve seguir seu curso' após prisão de Andrew
-
Mundo Ex-príncipe Andrew é preso em investigação ligada ao caso Epstein
-
Mundo As consequências da condenação de ex-presidente da Coreia do Sul à prisão perpétua por tentativa de golpe
