Correio Braziliense - Radar
  • Notícias
  • Economia
  • Entretenimento
  • Tecnologia
  • Bem-Estar
    • Beleza
  • Automobilismo
  • Turismo
    • Cidades
  • Curiosidades
  • Casa e Decoração
    • Jardinagem
Sem resultado
Veja todos os resultados
Correio Braziliense - Radar
  • Notícias
  • Economia
  • Entretenimento
  • Tecnologia
  • Bem-Estar
    • Beleza
  • Automobilismo
  • Turismo
    • Cidades
  • Curiosidades
  • Casa e Decoração
    • Jardinagem
Sem resultado
Veja todos os resultados
Correio Braziliense - Radar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Notícias
  • Economia
  • Entretenimento
  • Tecnologia
  • Bem-Estar
  • Automobilismo
  • Turismo
  • Curiosidades
  • Casa e Decoração
Início Cidades

A cidade paulista de 1531 onde os portugueses desembarcaram 5 meses antes de fundar São Vicente

Por Maura Pereira
13/07/2026
Em Cidades, Turismo
Um paraíso preservado por 6 mil anos no litoral de São Paulo encanta com golfinhos livres e um dos roteiros ecológicos mais incríveis do mundo

Cananéia já era habitada no início do século XVI pelo chamado Bacharel de Cananéia. / Imagem ilustrativa

No extremo sul do litoral de São Paulo, a 270 km da capital, Cananéia guarda o marco onde Martim Afonso de Sousa aportou em 12 de agosto de 1531, cinco meses antes de fundar São Vicente. A cidade combina centro histórico do século XVI, a Ilha do Cardoso preservada e um estuário reconhecido pela UNESCO como Reserva da Biosfera.

A cidade que disputa o título de mais antiga do Brasil

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), as vilas de Cananéia e Iguape foram construídas por ordem da Coroa Portuguesa para abrigar a administração pública e proteger o território. Historiadores portugueses e espanhóis consideram Cananéia como o primeiro povoado do país, cinco meses antes de São Vicente, embora a falta de documentação oficial mantenha o título nas mãos da vila vizinha.

O centro histórico da cidade preserva ruas de paralelepípedos e casarões coloniais dos séculos XVI ao XIX, tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) desde 1969. A Igreja Matriz de São João Batista, construída em 1577 com muros largos e sem janelas, funcionou como fortaleza contra ataques de piratas. Os argolões de bronze onde as caravelas de Martim Afonso amarravam ainda estão cravados nas pedras da orla.

Eleita o melhor roteiro ecológico do mundo, essa cidade já existia nos mapas antes do Brasil ser descoberto em 1500
Cananéia é aceitar um convite diário para viver em harmonia com o meio ambiente, onde o luxo não está em shoppings, mas na possibilidade de ver golfinhos durante uma caminhada matinal à beira-mar. // Créditos: Wikipédia

Ilha do Cardoso: o parque estadual preservado por 90% de Mata Atlântica

A 40 minutos de barco do centro, a Ilha do Cardoso abriga o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, criado em 1962 pela Fundação Florestal do Estado de São Paulo. São mais de 13 mil hectares de área preservada, com 90% cobertos por Mata Atlântica intocada e 986 espécies de plantas catalogadas, entre elas 147 espécies de orquídeas.

A ilha não tem carros nem energia elétrica estabilizada, apenas geradores e placas solares que funcionam por algumas horas. Sete comunidades caiçaras vivem no território e sustentam o turismo de base comunitária, com pousadas, restaurantes e guias locais. A região é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera, dentro do Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape, Cananéia e Paranaguá.

O que fazer em Cananéia

A cidade combina roteiro histórico curto no centro com passeios de barco que podem durar o dia inteiro. As atrações naturais ficam quase todas em ilhas, o que exige planejamento por travessia.

Leia Também

Com nota 94 em moradia, a 6ª melhor cidade do Brasil para viver tem o maior parque verde linear do país e atraí moradores

A cidade mais segura do país entre 200 e 500 mil habitantes fica a 106 km de São Paulo

14/07/2026
Pouca gente sabe, mas entre Goiânia e Brasília fica a 2ª cidade mais segura do Brasil e o maior polo farmacêutico da América Latina

A “Manchester Goiana” é uma potência a 1.017 metros de altitude que fabrica a maioria dos remédios consumidos no Brasil

13/07/2026
A cidade com a maior ciclovia à beira-mar do Brasil está conquistando visitantes pela beleza paradisíaca sem perder conforto

A cidade paulista que hoje recebe quase 2 milhões de turistas e virou o 4º destino de verão mais procurado do Brasil

13/07/2026
Eleita a 8ª mais desenvolvida do Brasil, essa cidade do interior de São Paulo gabaritou notas máximas em saneamento

A cidade do interior de São Paulo que conquistou nota máxima em todos os critérios do maior ranking de saneamento do Brasil

13/07/2026
  • Centro Histórico: Praça Martim Afonso de Sousa, casarões coloniais coloridos, Rua do Artesão e a Figueira Centenária no coração da cidade.
  • Igreja Matriz de São João Batista: templo de 1577 construído com calcário de conchas e óleo de baleia, com flecheiras nas paredes laterais.
  • Museu Municipal: acervo sobre a fundação, o Tratado de Tordesilhas e a captura, em 1992, de um tubarão-branco de 5 metros nas águas locais.
  • Praia do Pereirinha: primeira parada da Ilha do Cardoso, com águas calmas e mergulhos com golfinhos.
  • Praia do Marujá: extensa, com restaurantes rústicos e a comunidade caiçara mais estruturada da ilha.
  • Cachoeira Grande: acesso por barco e trilha curta, com queda de 11 metros e poço para banho.
  • Baía dos Golfinhos: entre Ilha Comprida, Ilha do Cardoso e Cananéia, com botos-cinza que acompanham os barcos.
  • Vila de Ariri: pequena comunidade na divisa com o Paraná, próxima ao Parque Nacional do Superagui.

Leia também: A ilha vulcânica que se tornou Patrimônio da UNESCO encanta com a melhor praia do mundo e 21 ilhas no Atlântico.

Como é o clima em Cananéia

A cidade tem clima subtropical úmido, com chuvas distribuídas o ano todo e verão mais quente. Julho concentra a média mensal de 91 mm, e o inverno costuma ser ameno.

☀️ Verão Dez – Fev
Média: 20-30°C
Chuva: ⛈️ Alta
O calor e o sol constante são o convite perfeito para curtir as famosas praias da Ilha do Cardoso.
🍂 Outono Mar – Mai
Média: 17-27°C
Chuva: 🌦️ Média
O clima agradável e a calmaria da estação favorecem o passeio pelo centro histórico e Baía dos Golfinhos.
🧣 Inverno Jun – Ago
Média: 13-24°C
Chuva: 🌦️ Média
A temperatura amena é ideal para desbravar as trilhas e a Cachoeira Grande sem o calor excessivo.
🌸 Primavera Set – Nov
Média: 15-27°C
Chuva: 🌦️ Média
A renovação da natureza cria a atmosfera ideal para explorar a Vila de Ariri e as travessias de barco.
💡 Dica do especialista: O verão é o auge para desfrutar das praias da Ilha do Cardoso. O outono oferece um cenário histórico tranquilo na Baía dos Golfinhos. O inverno é perfeito para a prática de ecoturismo nas trilhas e na Cachoeira Grande, enquanto a primavera traz o clima ideal para conhecer a charmosa Vila de Ariri e realizar as travessias de barco pela região.

Temperaturas aproximadas com base no Climatempo. Condições podem variar.

A cidade paulista que encanta com vila de pescadores charmosa e vida tranquila com tudo o que é necessário para viver bem
Cananéia é aceitar um convite diário para viver em harmonia com o meio ambiente, onde o luxo não está em shoppings, mas na possibilidade de ver golfinhos durante uma caminhada matinal à beira-mar. // Créditos: Wikipédia

Como chegar em Cananéia

De São Paulo, o acesso é feito pela Rodovia Régis Bittencourt (BR-116) até Pariquera-Açu, com trecho final pela SP-226. São cerca de 270 km em 4 horas de carro. De Curitiba, o percurso pela mesma BR-116 dura aproximadamente 3 horas.

Não existe aeroporto em Cananéia. Quem vem de avião desembarca em Guarulhos ou Congonhas e segue por terra. Dentro do município, o centro histórico é caminhável, e as ilhas exigem barco a partir do píer municipal.

A cidade onde o Brasil colonial começou

Cananéia reúne em um só destino centro histórico do século XVI, o parque estadual mais preservado do litoral paulista e comunidades caiçaras que ainda vivem da pesca e da maricultura. É um pedaço do Vale do Ribeira que sobreviveu ao turismo de massa.

Você precisa cruzar de barco até a Ilha do Cardoso, caminhar pelas ruas de pedra do centro e entender por que essa cidade quase esquecida guarda o primeiro capítulo da história do Brasil.

Tags: cananéiaSão Paulo
EnviarCompartilhar30Tweet19Compartilhar
  • Sample Page
  • Notícias
  • Economia
  • Entretenimento
  • Tecnologia
  • Bem-Estar
    • Beleza
  • Automobilismo
  • Turismo
    • Cidades
  • Curiosidades
  • Casa e Decoração
    • Jardinagem
Sem resultado
Veja todos os resultados