Uma troca simples de lanche pode trazer grandes benefícios à saúde, segundo uma nova pesquisa. Um estudo conduzido pela Universidade Estadual do Oregon revelou que consumir cerca de duas onças de amêndoas por dia pode reduzir o colesterol LDL e oferecer outras vantagens surpreendentes.
- Sessenta e dois adultos com síndrome metabólica participaram do estudo.
- Foram observadas melhorias no colesterol total e LDL.
- Outros benefícios incluem melhor saúde intestinal e ingestão de nutrientes.
Como amêndoas influenciam a saúde cardiovascular?
O estudo, publicado na Nutrition Research, acompanhou 77 adultos entre 35 e 60 anos com síndrome metabólica. Os participantes consumiram tanto amêndoas quanto bolachas por 12 semanas.
O grupo das amêndoas apresentou reduções significativas no colesterol total e LDL, além de níveis melhorados de vitamina E e saúde intestinal.
Dica rápida: Inclua aproximadamente 45 amêndoas diárias para sentir os benefícios no seu colesterol!
Qual a importância das amêndoas na dieta dos adultos?
Pessoas com síndrome metabólica muitas vezes têm deficiência de vitamina E, essencial para a função dos órgãos e redução da coagulação sanguínea.
A pesquisa incentiva adultos saudáveis a incorporar amêndoas em seus hábitos alimentares, pois apenas duas onças diárias são “muito alcançáveis”.

Outras nozes trazem benefícios semelhantes?
Outros tipos de nozes, como as avelãs, também podem oferecer benefícios semelhantes, embora comparações diretas ainda não tenham sido realizadas.
No entanto, a pesquisa reconhece certas limitações, como a curta duração e a inclusão de participantes relativamente saudáveis.
A pesquisa é financiada por interesses da indústria?
Ambos os estudos utilizaram amêndoas inteiras e foram financiados pelo Conselho da Amêndoa da Califórnia. Os resultados são compatíveis com décadas de evidências que mostram que nozes são cardiossaudáveis.
Os principais benefícios de incorporar amêndoas na dieta
- Significativa redução do colesterol LDL.
- Melhoria na saúde intestinal e níveis de vitamina E.
- Redução na circunferência da cintura.







