As festas de fim de ano e as férias escolares são sinônimos de alegria, mas também das “escapadinhas” da dieta, que sobrecarregam o sistema digestivo. O chá de camomila, muitas vezes lembrado apenas para o sono, é uma ferramenta poderosa e saborosa para combater o desconforto abdominal, gases e inflamação causados pela mudança na rotina alimentar.
Como a camomila atua relaxando o trato digestivo?
A camomila contém compostos bioativos naturais, como flavonoides e apigenina, que possuem propriedades antiespasmódicas. Esses componentes atuam diretamente no relaxamento da musculatura lisa do sistema digestivo.
Esse relaxamento é fundamental quando consumimos alimentos pesados ou em excesso. Ao acalmar os espasmos estomacais e intestinais, o chá facilita o trânsito digestivo, aliviando cólicas e desconfortos logo após as refeições.
No vídeo a seguir, no canal da Nutricionista Patricia Leite, é explicado alguns dos muitos benefícios do chá de camomila:
O chá ajuda a reduzir gases e a sensação de estufamento?
Sim, o consumo regular ajuda significativamente quem sofre com distensão abdominal. Devido ao seu potencial anti-inflamatório e relaxante, a camomila reduz a formação de gases e a sensação de barriga inchada (“estufamento”) típica das ceias fartas.
A Nutricionista Patrícia Leite destaca que essa ação melhora o conforto geral do sistema digestivo. Estudos (NIH) confirmam que a camomila é tradicionalmente usada para tratar várias perturbações gastrointestinais, incluindo flatulência e indigestão.

Ele pode ajudar a controlar os picos de açúcar dos doces?
Durante as férias, o consumo de doces e carboidratos aumenta, o que pode desregular a glicemia. O chá de camomila auxilia na manutenção dos níveis de açúcar no sangue, beneficiando especialmente quem tem resistência à insulina ou pré-diabetes.
Beber o chá pode impactar positivamente a glicose em jejum e a hemoglobina glicada. Isso ajuda a prevenir complicações a médio e longo prazo causadas pelos picos de insulina gerados pelos excessos de fim de ano.

Leia também: O alimento que melhora a saúde da pele e reduz inflamações internas
Quais outros compostos protegem o corpo da má alimentação?
Além de digestiva, a camomila é rica em antioxidantes potentes que protegem o corpo contra o envelhecimento precoce e o estresse oxidativo gerado por dietas desequilibradas.
Para fortalecer o corpo durante as férias, o chá oferece um “pacote” de compostos protetores que modulam a imunidade e a inflamação:
- Apigenina: Relaxante e anti-inflamatória.
- Quercetina: Potente antioxidante que combate radicais livres.
- Ácido Clorogênico: Auxilia no metabolismo e na regulação glicêmica.

Qual é a forma correta de preparar para obter os benefícios?
Para extrair todas as propriedades medicinais, a infusão deve ser feita corretamente. A proporção ideal é de uma colher de chá de flores de camomila para uma xícara de água fervente.
É essencial abafar (tampar) a xícara por 15 minutos para que as trocas químicas ocorram. O chá é naturalmente doce e agradável, dispensando açúcar, e pode ser consumido gelado nos dias quentes de verão sem perder suas propriedades.








