O estresse do dia se acumula nas pernas e na coluna, dificultando o relaxamento profundo necessário para adormecer. Adotar a postura restauradora de elevar as pernas na parede por 10 minutos é um hábito simples que inverte o fluxo sanguíneo, alivia a tensão física acumulada e sinaliza quimicamente ao cérebro que é hora de desligar.
Por que inverter a gravidade ajuda a relaxar?
Passamos o dia lutando contra a gravidade, o que causa acúmulo natural de fluidos e pressão nas extremidades inferiores. Inverter essa posição facilita o retorno venoso passivo, dando um descanso ao sistema circulatório.
Isso reduz o esforço do coração, que não precisa bombear com tanta força contra a gravidade para trazer o sangue de volta. O resultado é uma diminuição da frequência cardíaca, induzindo um estado de calma fisiológica imediata.
Leia também: 3 melhores alimentos para incluir na dieta para o emagrecimento
Como essa prática ativa o sistema nervoso parassimpático?
Essa postura, conhecida no yoga como Viparita Karani, atua estimulando os barorreceptores (sensores de pressão) localizados no pescoço e no peito, regulando a pressão arterial.
Isso envia um sinal direto ao cérebro para ativar o nervo vago e o modo “descansar e digerir”. Harvard Health confirma que práticas restaurativas como essa reduzem o cortisol e preparam o corpo para o sono.
No vídeo a seguir, o canal Varanda Yoga explica os benefícios da postura Viparita Karani:
O alívio da tensão na lombar e pernas é real?
Sim, ao deitar com as costas planas no chão e as pernas elevadas, a curva da lombar é suavizada e totalmente apoiada. Isso permite que os músculos das costas, frequentemente tensos, relaxem completamente.
Além disso, os músculos posteriores da coxa (isquiotibiais), que costumam ficar encurtados e rígidos por ficarmos muito tempo sentados, recebem um alongamento passivo e suave, aliviando dores associadas.
Leia também: O que vai mudar na sua vida se você andar pelo menos 7 mil passos por 30 dias?
Quais são os benefícios circulatórios observados?
A drenagem de fluidos é visível, reduzindo o inchaço (edema) nos tornozelos e pés que ocorre no final do dia. Essa recirculação ajuda a eliminar resíduos metabólicos acumulados nos músculos das pernas.
Para entender o impacto sistêmico dessa prática simples, é importante observar como ela beneficia diferentes partes do corpo simultaneamente, promovendo uma recuperação completa:
- Redução de Edema: Diminui o inchaço visível nos pés e tornozelos.
- Alívio Vascular: Reduz a pressão interna nas veias (ajuda com varizes).
- Oxigenação: Melhora levemente a circulação cerebral e facial.
- Relaxamento Muscular: Solta a tensão pélvica e lombar profunda.

Quanto tempo é necessário para sentir os efeitos?
Não é preciso ficar horas na posição; a maioria dos benefícios de relaxamento e circulação ocorre dentro de 10 a 15 minutos de prática estática antes de dormir.
A Cleveland Clinic sugere que essa pausa é suficiente para redefinir o sistema nervoso. Para sair da postura, faça-o lentamente, girando para o lado, para evitar tonturas devido à mudança de pressão.









