Urbanismo

Veja imagens de como será novo bairro do DF, último do Plano Piloto

Área no Pátio Ferroviário de Brasília poderá abrigar até 65 mil moradores em 19 mil unidades habitacionais. Vendas do último bairro do Plano Piloto começam em 2021

Jaqueline Fonseca
postado em 12/08/2020 15:31 / atualizado em 12/08/2020 17:40
Plano Urbanístico bairro Pátio Ferroviário de Brasília -  (crédito: CCOMSEx)
Plano Urbanístico bairro Pátio Ferroviário de Brasília - (crédito: CCOMSEx)

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (12/8), o Exército Brasileiro apresentou o Plano de Ocupação e Uso de Solo do novo bairro que será implementado no Plano Piloto, conhecido atualmente como Pátio Ferroviário de Brasília. O documento foi elaborado por meio de cooperação entre o Exército Brasileiro, o Ministério da Economia e o Governo do Distrito Federal (GDF).

A área de 4.226.976,34 metros quadrados poderá abrigar até 65 mil pessoas em aproximadamente 19 mil unidades habitacionais. O Exército Brasileiro espera que, até o fim de 2021, sejam iniciadas as primeiras alienações dos lotes que estarão disponíveis para permuta ou venda.

As imagens do projeto urbanístico foram compartilhadas com o Correio em primeira mão e mostram como devem ficar as construções no local.


  • General de Exército Edson Lela Pujol e Governador Ibaneis Rocha na entrega do Plano de Ocupação e de Uso de Solo do novo bairro Pátio Ferroviário de Brasília.
    Comandante do Exército General Edson Leal Pujol e Governador Ibaneis Rocha na entrega do Plano de Ocupação e de Uso de Solo do novo bairro Pátio Ferroviário de Brasília. Ccomsex
  • Plano Urbanístico do novo bairro Pátio Ferroviário de Brasília
    Plano Urbanístico do novo bairro Pátio Ferroviário de Brasília CComsex
  • Plano Urbanístico bairro Pátio Ferroviário de Brasília
    Plano Urbanístico bairro Pátio Ferroviário de Brasília CCOMSEx
  • Plano Urbanístico bairro Pátio Ferroviário de Brasília
    Plano Urbanístico bairro Pátio Ferroviário de Brasília CCOMSEx
  • Plano Urbanístico bairro Pátio Ferroviário de Brasília
    Plano Urbanístico bairro Pátio Ferroviário de Brasília CCOMSEx
  • Plano Urbanístico bairro Pátio Ferroviário de Brasília
    Plano Urbanístico bairro Pátio Ferroviário de Brasília CCOMSEx
  • Limites do novo bairro do Plano Piloto.
    Limites do novo bairro do Plano Piloto. CCOMSEx/Divulgação

O terreno é delimitado a Sul pela Via Estrutural (EPCL), a Oeste pelo Regimento de Cavalaria de Guarda (RCG), a Norte pela Estrada Parque Armazenamento e Abastecimento (EPAA) e a Leste pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) e pelo Setor de Armazenamento e Abastecimento Norte (SAAN).

Em entrevista exclusiva ao Correio, o General de Exército Claudio Coscia Moura, chefe do Departamento de Engenharia e Construção, detalhou os principais pontos do Plano de Ocupação apresentado hoje.

A área pertence ao Exército desde 2006. Em maio de 2020, a Secretaria de Coordenação e Governança de Patrimônio da União (SPU) fez a entrega solene da documentação do local. Antes disso, em setembro de 2019, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre o Departamento de Engenharia e Construção do Exército e a SPU, para o desenvolvimento de ações conjuntas na gestão do patrimônio imobiliário e no intercâmbio de capacitação técnica e novas tecnologias.

O Ministério da Economia informou que o acordo teve o objetivo de aprimorar a gestão e governança do Patrimônio da União. Em nota, a pasta destaca que a expectativa da SPU é de que a área possa trazer receitas significativas para a União, de forma que seja possível alocar recursos para as áreas de educação, saúde e infraestrutura. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação