Viagem

21 dias após abertura, Pirenópolis chega a 95% da capacidade de hospedagem

Município a 150km de Brasília ficou fechado para turismo por quase cinco meses. Em 14 de agosto, voltou a receber viajantes e pousadas estão a 95% da capacidade de hospedagem

Correio Braziliense
postado em 03/09/2020 17:07 / atualizado em 03/09/2020 18:41
Rua do Lazer, Pirenópolis no fim de semana de reabertura para turismo. Todos devem usar máscara de proteção -  (crédito: Jairo Mendonca Júnior)
Rua do Lazer, Pirenópolis no fim de semana de reabertura para turismo. Todos devem usar máscara de proteção - (crédito: Jairo Mendonca Júnior)

A Prefeitura de Pirenópolis (GO) pede atenção redobrada aos turistas devido ao alto fluxo de visitas à cidade após a reabertura para o turismo. O município ficou quase cinco meses fechado como medida de combate ao coronavírus e reabriu em 14 de agosto, com protocolos sanitários de contenção da doença.

Agora, 21 dias depois da reabertura, as pousadas estão operando a 95% da capacidade de hospedagem, e a prefeitura está preocupada com possíveis aglomerações que o alto contingente de pessoas possa causar.

“Estamos recebendo um fluxo de turistas além do que poderíamos imaginar numa época de pandemia, imagina para 7 de setembro”, frisa a secretária de Saúde de Pirenópolis, Luciana Rodrigues. Ela pede aos turistas que façam reservas antes de vir ao local, para que não corram o risco de não terem onde ficar.

A 150km de Brasília, Pirenópolis tem como principal atividade econômica o ecoturismo e o patrimônio em estilo colonial. Com a reabertura, o grande desafio da cidade foi retomar as atividades econômicas sem pôr em risco a saúde pública.

Medidas de proteção

Em todos os lugares de Pirenópolis, inclusive nos parques, cachoeiras e trilhas é obrigatório o uso de máscara. Apenas na hora de tomar banho e comer é permitido ficar sem o equipamento de proteção. Os estabelecimentos precisam medir a temperatura do cliente e questionar sobre a manifestação de sintomas antes de autorizar a entrada.

Equipes da Polícia Militar de Goiás e da Secretária de Saúde do município fiscalizam comércios e turistas para garantir o cumprimento das medidas. O acesso ao Rio das Almas, no centro da cidade, foi fechado para evitar aglomerações.

A Prefeitura de Pirenópolis informa que realizou uma reunião com empresários, o poder público e a Polícia Militar nessa terça-feira (1º/9). O objetivo do encontro foi reforçar a fiscalização e conscientizar as pessoas para que visitem a cidade com reservas feitas antecipadamente.

A prefeitura pede, ainda, que o turista verifique a lista de hotéis e pousadas que estão aptas a receberem os visitantes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação