Seca

DF segue em estado de emergência ambiental devido a risco de incêndios

Período de estiagem registra aumento de ocorrências de incêndio no DF. Somente na primeira semana deste mês, foram 270 episódios. Saiba como ajudar na prevenção

Correio Braziliense
postado em 09/09/2020 20:16 / atualizado em 09/09/2020 20:16
O Corpo de Bombeiros dispõe de 237 militares e 33 viaturas destinados a atendimentos emergenciais. -  (crédito: Divulgação/CBMDF)
O Corpo de Bombeiros dispõe de 237 militares e 33 viaturas destinados a atendimentos emergenciais. - (crédito: Divulgação/CBMDF)

O número de incêndios florestais aumenta consideravelmente nos meses de agosto e setembro, quando o DF passa pela fase mais crítica do período de estiagem. Pensando nisso, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realiza ações para prevenir incêndios florestais.

“Estamos com a umidade muito baixa e temperaturas muito elevadas”, alerta o comandante do Grupamento Especializado em Proteção Ambiental (Gepram), tenente-coronel José Genilson. “Ano passado, tivemos um número bem inferior de incêndios, o que contribuiu para o aumento da vegetação neste ano. Desta forma, com muita vegetação, consequentemente, o fogo se alastra mais.”

Neste período, o CBMDF deflagra a quarta das cinco fases da operação Verde Vivo, que visa a conscientização da comunidade e a mobilização dos bombeiros para atuar no combate aos incêndios.

Treinamento

Nesta semana, o CBMDF empreendeu exercício simulado de ocorrência de incêndio florestal de grande proporção. O objetivo foi condicionar os militares envolvidos na operação Verde Vivo 2020 a atuar de maneira adequada em incêndios que ultrapassam a capacidade de resposta ou atinja mais de 100 hectares. Cento e nove militares participaram do exercício.

O comandante do Gepram alerta ainda sobre os cuidados com a fumaça durante o incêndio, mesmo que esteja controlado. “A fumaça tóxica pode prejudicar a saúde, principalmente daqueles que já têm algum problema respiratório, como asma”, frisa. “É importante, caso sinta o cheiro ou aviste um incêndio, fechar as janelas e ventilar a casa, para melhorar o ar interno. Somente se deve permanecer no interior da residência se as chamas não estiverem próximas e não oferecerem riscos”.

O Corpo de Bombeiros dispõe de 237 militares e 33 viaturas destinados a atendimentos emergenciais. Em abril, o governador Ibaneis Rocha publicou decreto declarando estado de emergência ambiental no DF. O objetivo foi mobilizar pessoal e uso de equipamentos do governo no combate a incêndios.

“Desenvolvemos um amplo trabalho preventivo com a queima controlada nos parques e unidades de conservação mais vulneráveis a incêndios”, conta o secretário de Meio Ambiente, José Sarney Filho. O secretário também ressalta a participação fundamental dos brigadistas.

Em maio, o Ibram lançou o programa Observadores de Fumaça. O objetivo é envolver a comunidade vizinha aos parques para que, diante de qualquer princípio de fogo, seja acionado o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Como evitar incêndios

  • Não atear fogo para limpeza de terrenos, lixo ou resto de podas de árvores.
  • Após fumar, apagar o cigarro e descartá-lo em local adequado.
  • Ao identificar um incêndio, procurar um local seguro, distante do fogo e da fumaça.
  • Ligar para o 193 e indicar o local exato do incêndio, se possível, com pontos de referência.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Incêndio florestal antigiu área no SIA, próximo ao Lúcio Costa, no Guará
    Incêndio florestal antigiu área no SIA, próximo ao Lúcio Costa, no Guará Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Corpo de Bombeiros combate incêndio florestal de grandes proporções nas quadras 22 e 24 do Park Way. As chamas não chegaram às residências.
    Corpo de Bombeiros combate incêndio florestal de grandes proporções nas quadras 22 e 24 do Park Way. As chamas não chegaram às residências. Foto: CBMDF/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação