Homenagem

Corpo de Bombeiros homenageia militar morto em acidente de carro

Escultura que celebra a vida de Alfredo Passos foi inagurada às margens do Lago Paranoá. Bombeiro faleceu em setembro de 2019, após acidente de carro na EPIA

Tainá Seixas
postado em 14/09/2020 17:46 / atualizado em 14/09/2020 17:46
Os filhos de Alfredo jogaram suas cinzas no Lago Paranoá -  (crédito: Calangos do Planalto/Divulgação)
Os filhos de Alfredo jogaram suas cinzas no Lago Paranoá - (crédito: Calangos do Planalto/Divulgação)

O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal homenageou o Sargento Alfredo Passos, neste domingo (13/9). O militar morreu aos 45 anos, em 13 de setembro de 2019, após acidente de carro na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA).

No Clube de Subtenentes e Sargentos do CBM/DF, os bombeiros inauguraram uma escultura honrando o militar morto. Em formato de capacete de mergulhador, a obra está às margens do Lago Paranoá. A bordo de uma embarcação da corporação, os filhos jogaram parte das cinzas de Alfredo no lago.

Após cerimônia no clube, familiares e amigos seguiram, em cortejo de carros, para o Posto Avançado Delta 1 (BUC), em Brazlândia. Lá, os familiares despejaram o resto das cinzas em cachoeira e homenagearam Teresinha dos Passos, a Dona Teca, mãe do sargento.

Alfredo Passos fundou, com três outros colegas do Corpo de Bombeiros, o Clube de Aventuras Calangos do Planalto, 1998. Com o objetivo de explorar lugares pouco visitados, o clube levou grupos de brasilienses para locais como Buraco das Araras, Buraco das Andorinhas, Cachoeira do Indaiá, entre outros.

Ele ingressou no Corpo de Bombeiros do DF em 1993 e especializou-se nas áreas de salvamento aéreo, mergulho de resgate e técnicas de montanhismo, focado no resgate de vítimas em locais de difícil acesso. Alfredo deixou três filhos, um dos quais tornou-se, também, bombeiro militar, e a mãe.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Corpo de Bombeiros inaugura escultura em homenagem à Alfredo Passos
    Corpo de Bombeiros inaugura escultura em homenagem à Alfredo Passos Foto: Calangos do Planalto/Divulgação
  • Amigos e familiares prestam homenagem ao sargento.
    Amigos e familiares prestam homenagem ao sargento. Foto: Calangos do Planalto/Divulgação
  • Amigos homenageiam a mãe de Alfredo, Dona Teca, em Brazlândia
    Amigos homenageiam a mãe de Alfredo, Dona Teca, em Brazlândia Foto: Calangos do Planalto/Divulgação
  • Homenagem ao sargento Alfredo Passos
    Homenagem ao sargento Alfredo Passos Foto: Calangos do Planalto/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação