Apesar do leve aumento no número de internações na Unidade dos Queimados do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) neste ano, houve uma redução no número de consultas no pronto-socorro em relação a 2019. A ala destinada ao tratamento de queimaduras do Hran é referência nesse tipo de atendimento para todo o Centro-Oeste brasileiro. Além disso, o local não parou de funcionar mesmo quando o centro de saúde se tornou o principal no tratamento e enfrentamento da covid-19.
Os dados de janeiro a agosto e apontam que, em 2020, a unidade realizou 1.288 consultas de emergência e 452 hospitalizações. No mesmo período do último ano, foram 358 hospitalizações e 1.646 consultas de emergência.
A prevenção contra queimaduras é a melhor forma de evitar acidentes e a ida ao pronto-socorro. Medidas simples e práticas podem ser tomadas, ainda dentro de casa. Nesse período em que as aulas estão suspensas, os cuidados com as crianças devem ser redobrados.
Outras medidas eficazes são:
– Ao usar velas, manter longe de objetos inflamáveis, como cortinas;
– Desligar os eletrodomésticos e eletrônicos da tomada antes de sair de casa;
– Evitar tomar sol das 10h às 16h.
No entanto, em caso de emergência, o cidadão deve procurar o pronto-socorro do Hran para ser avaliado e internado, caso seja necessário, ou acompanhado pela equipe do ambulatório. A orientação é não tocar na área queimada, furar as bolhas que surgirem na pele e não usar produtos domésticos para tratar a queimadura. O hospital toma todos os cuidados necessários a fim de evitar a contaminação entre pacientes com coronavírus e os demais.
Serviço
A Emergência do Hran
Horário de funcionamento: 24h, todos os dias da semana.
Ambulatório (trocas de curativos e acompanhamento de pacientes com queimaduras menos graves).
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.