Saúde

HUB retomará cirurgias eletivas em outubro, após 7 meses de suspensão

Retomada faz parte de reorganização de serviços do hospital durante a pandemia. Além de cirurgias, exames diagnósticos eletivos também voltarão a ser feitos

Correio Braziliense
postado em 24/09/2020 20:57 / atualizado em 25/09/2020 00:15
 (crédito: Mariana Costa/Secom UnB)
(crédito: Mariana Costa/Secom UnB)

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) retomará cirurgias eletivas não-oncológicas em outubro. Serviços estavam suspensos desde março devido à pandemia de coronavírus no Distrito Federal.

De acordo com documento divulgado nesta quarta-feira (23/9), a instituição afirma que elaborou um plano de retomada de forma segura, "considerando que a pandemia tem se prolongado, sem uma previsão de término".

Para isso, foram elaboradas quatro etapas diferentes para voltar às atividades suspensas e reorganizar serviços de atendimento gradualmente.

Cronograma

Durante outubro e novembro, serão retomadas as cirurgias eletivas não-oncológicas reguladas e não reguladas, bem como exames diagnósticos não-eletivos.

Os serviços de atendimento à covid-19, as unidades de terapia intensiva (UTI), unidades de pronto-socorro (UPS) e clínica cirúrgica, setor de transplantes, clínica geral, cuidados da criança e do adolescente serão reorganizados de acordo com a nova realidade.

Entre dezembro e janeiro, as mudanças serão na unidade materno-infantil. Neste período, a previsão é de que haja o retorno total das cirurgias eletivas não-oncológicas, bem como a retomada parcial dos serviços de saúde bucal e início do funcionamento da enfermaria de saúde mental.

A partir de fevereiro de 2021, o objetivo é a volta de todos os serviços assistenciais e retorno pleno da atividade de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de Brasília.

Cuidados na retomada

Visando manter a segurança, o HUB reforçará a orientação sobre o uso obrigatório de máscaras por todos no hospital. O número de profissionais em atendimento será reduzido, sempre que possível, e os funcionários continuarão sendo monitorados quanto à saúde. Colaboradores vulneráveis da área assistencial permanecerão em trabalho remoto. As visitas a pacientes continuam suspensas, com exceção da UTI Neonatal, que permite a entrada exclusiva de pais.

Secretaria de Saúde

As cirurgias eletivas na rede pública de saúde do Distrito Federal devem ser retomadas na próxima semana. A Secretaria de Saúde havia prorrogado a suspensão das cirurgias eletivas, novamente, até 28 de setembro. Os procedimentos estão suspensos desde 29 de junho.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação