Estado de alerta

Seca: Umidade pode ficar abaixo dos 12% e temperatura chega a 35ºC no DF

O clima na capital permanece seco e sem previsão de chuva. O céu terá poucas nuvens no decorrer do dia

Caroline Cintra
postado em 28/09/2020 07:59 / atualizado em 28/09/2020 10:44
 (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

A semana começa com temperaturas elevadas e umidade baixa em todo o Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a despedida de setembro e a chegada de outubro será marcada por muito calor e sol predominando. Nesta segunda-feira, a máxima pode chegar aos 35ºC.

Apesar da previsão de muito calor para o dia, a madrugada foi fria em algumas regiões. Em Águas Emendadas, em Planaltina, a temperatura mínima chegou aos 10,7ºC. Na região central de Brasília, a taxa foi de 17ºC.

O clima na capital permanece seco e sem previsão de chuva. O céu terá poucas nuvens no decorrer do dia. A umidade relativa do ar varia entre 80% e 15%. Porém, há indícios de que o índice chegue aos 12% em algumas regiões ou, até mesmo, marque menos que isso. “Pode acontecer isso hoje. O tempo vai continuar bastante seco e é preciso redobrar a atenção com a saúde e o meio ambiente”, alertou o meteorologista Olívio Bahia.

Os índices marcados nos últimos dias deixou o DF em estado de alerta no último domingo (27/9). Com as taxas previstas para esta semana, o Inmet não descarta emitir novos alertas vermelhos no decorrer dos próximos dias. Com isso, o instituto, junto à Defesa Civil, recomenda que os brasiliense evitem fazer exercícios físicos nas horas mais quentes do dia, bebam bastante líquido, usem roupas leves e hidratantes para a pele.

Além disso, os cuidados com a natureza devem ser redobrados também. No período de seca, há registro de muitos focos de queimada. “É preciso orientar quanto a isso também. Evitar jogar bituca de cigarro em área verde, não jogar cigarro no lixo. São pequena atitudes que evitam esse tipo de situação”, destacou Olívio.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Seca e calor em Brasilia
    Seca e calor em Brasilia Foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press
  • Seca em Brasilia.
    Seca em Brasilia. Foto: ED ALVES/CB/D.A Press
  • Incêndios florestais são frequentes durante época de seca no Distrito Federal
    Incêndios florestais são frequentes durante época de seca no Distrito Federal Foto: CBMDF/Divulgação
  • De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet), 2020 registra uma das maiores secas da história do DF
    De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet), 2020 registra uma das maiores secas da história do DF Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press
  • Seca deve se agravar e e os dias ficam mais quentes, em Brasília, na próxima semana.
    Seca deve se agravar e e os dias ficam mais quentes, em Brasília, na próxima semana. Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação